Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Delegado Eduardo Prado se posiciona contra projeto da Governadoria que aumenta a alíquota modal do ICMS

05 de Dezembro de 2023 às 08:28
Delegado Eduardo Prado se posiciona contra projeto da Governadoria que aumenta a alíquota modal do ICMS

Em audiência pública realizada nessa segunda-feira, 4, o deputado estadual Delegado Eduardo Prado (PL) se manifestou contra o projeto da Governadoria de nº 8219/2023, que altera o Código Tributário do Estado. O deputado destacou que não é o momento oportuno para o aumento, de 17% para 19%, do ICMS, muito menos para aprovação do projeto relativo à diferença entre a alíquota interna e a interestadual imposta aos optantes pelo Simples Nacional - ICMS DIFAL (Projeto nº 8222/23).

Conforme justifica o parlamentar, entre as principais questões para ser contra os projetos está a necessidade de retomada da economia, visto que vivenciamos a pós-pandemia, na qual mais de 6.000 lojistas fecharam as portas de seus negócios na Capital. 

“Primeiro, é um erro achar que o aumento de tributo gera maior arrecadação. Pelo contrário, o aumento de tributo gera, não raras vezes, perda de arrecadação e não declaração de impostos”, posicionou-se o parlamentar. Eduardo Prado também defendeu que uma arrecadação maior poderia ser obtida com investimento no Fisco goiano. “Hoje o Fisco estadual não tem investimento em tecnologia da informação, estamos inclusive com projeção de diminuição (da estrutura).  Atualmente são 580 servidores, sendo que há 10 anos nós tínhamos 1.000, e a tendência nos próximos seis meses é reduzir mais 500 servidores, prejudicando especificamente setores que geram empregos”, concluiu. 

Além do Delegado Eduardo Prado, estiveram presentes na audiência pública os seguintes parlamentares: Paulo Cezar Martins (PL), Talles Barreto (UB) e Clécio Alves (Republicanos). Outras autoridades também compareceram, como a secretária de Estado da Economia, Selene Peres Nunes, a secretária adjunta da Secretaria de Economia, Renata Noleto, o presidente da Associação dos Lojistas do Shopping Flamboyant, José Reginaldo, o presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuários (Facieg), Márcio Luís, o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista no Estado de Goiás, Paulo Diniz, o presidente do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas-Go), Cristiano Caixeta, e vários representantes de entidades comerciais.

Gabinete Dep. Del. Eduardo Prado Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.