Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima quer inclusão do Dia Estadual contra o Encarceramento da Juventude Negra no calendário oficial de Goiás

05 de Dezembro de 2023 às 08:34
Bia de Lima quer inclusão do Dia Estadual contra o Encarceramento da Juventude Negra no calendário oficial de Goiás

A deputada Bia de Lima (PT) apresentou projeto de lei que institui, no Calendário Oficial do Estado de Goiás, o Dia Estadual contra o Encarceramento da Juventude Negra, a ser comemorado, anualmente, no dia 20 de junho. Na data, devem ser promovidas atividades e ações que ampliem o debate acerca do combate ao aprisionamento em massa dos negros e da ampliação de mecanismos de igualdade racial no Estado.

De acordo com a deputada, a data busca dar visibilidade ao encarceramento da juventude negra e é uma forma de expor o racismo estrutural presente em toda sociedade brasileira e abrir espaço para que a população integre o debate sobre o tema.

“Em 15 anos, a proporção de negros no sistema carcerário cresceu 14%, enquanto a de brancos diminuiu 19%. Hoje, de cada três presos, dois são negros. Os dados são do 14° Anuário Brasileiro de Segurança, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2020). Em relação aos jovens, chama a atenção que a principal faixa etária nas prisões seja a de 18 a 24 anos (26% do total). Logo em seguida aparecem os presos de 25 a 29 anos (24%)”, pontua a parlamentar.

“O Brasil continua ocupando o 3° lugar no ranking de países com maior número de pessoas presas no mundo. Dados do Departamento Penitenciário Nacional apontam que o país computa quase 774 mil presos, o que é um número muito relevante”, completa ela.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.