Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Rosângela Rezende visita usina de biogás em Dubai

05 de Dezembro de 2023 às 16:51
Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Rosângela Rezende visita usina de biogás em Dubai

Nesta terça-feira, 5, a deputada Rosângela Rezende (Agir), que está em Dubai participando da Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (COP-28), fez uma visita ao Dubai Waste Management Centre (DMWC), uma das maiores usinas do mundo, que transforma lixo em energia. O DMWC, liderado pela Hitachi Zosen Inova e BESIX, começou a ser construído em 2020 e vai operar plenamente a partir de 2024.

A usina processa 1,9 milhões de toneladas de resíduos anualmente, gerando 200 MW de eletricidade, o que corresponde a 2% do consumo de energia elétrica em Dubai. Esse projeto é parte crucial da Dubai Clean Energy Strategy 2050, que objetiva produzir 75% da energia consumida na cidade através de fontes limpas até 2050. Para a deputada, essa é uma alternativa interessante para estimular a descarbonização da economia em Goiás.

“Lixo também é economia. Lixo também é dinheiro. Hoje nós temos tecnologia o suficiente para transformar nosso estilo de vida nas grandes cidades, resolvendo o problema do acúmulo de lixo em aterros sanitários, as crises energéticas e também ajudando na preservação do meio ambiente com a geração de energia limpa”, defendeu ela após o término da visita à usina.

Desenvolvimento sustentável e tecnologia

O tipo de tecnologia usado na DMWC é baseado na decomposição da matéria orgânica higienizada que vem do lixo. Através da fermentação desse material, é produzido o gás metano (CH₄), que, depois de purificado, torna-se biogás, podendo ser usado como combustível para fogões, motores e como energia elétrica.

A produção de biogás se apresenta como uma forma de desenvolvimento sustentável, já que dá destino aos resíduos sólidos e contribui com a diminuição da liberação de gás metano na atmosfera, que é 20 vezes mais nocivo para a mudança climática do que o gás carbônico. As soluções de adaptação e mitigação já estão sendo estudadas pelo Governo do Estado há algum tempo e esta pode ser uma saída interessante para o meio ambiente e para a economia.

Gabinete Dep. Rosângela Rezende Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.