Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Fred Rodrigues manifesta voto contrário ao projeto que reajusta imposto

05 de Dezembro de 2023 às 18:13
Fred Rodrigues manifesta voto contrário ao projeto que reajusta imposto

O deputado Fred Rodrigues (DC) fez uso da tribuna, durante a Ordem do Dia, da sessão ordinária híbrida desta terça-feira, 5, para manifestar seu voto contrário ao projeto de lei nº 8219/23. Oriunda da Governadoria do Estado, a matéria aumenta de 17% para 19% a alíquota modal do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

Após enaltecer o governador Ronaldo Caiado (UB) pelo fato de ser, segundo Fred, um dos poucos gestores que se manifestaram contra a reforma tributária, o parlamentar afirmou defender a redução de impostos. “Sou muito crítico do aumento que, para mim, tem que ser pontual, em casos excepcionalíssimos”, disse.

O deputado criticou a fala do secretário-geral de Governo, Adriano Rocha Lima, que, conforme o parlamentar, teria afirmado que a redução do ICMS dos combustíveis, no governo federal anterior, foi irresponsável. “Naquela época ele disse que o governo estadual só não tinha reduzido o ICMS ainda, porque não era permitido pelo governo federal e, agora, um ano depois, fala que o que foi feito naquela época, pelo governo federal, foi irresponsável”, frisou.

Em seguida, o parlamentar expôs uma análise feita a partir do estudo da curva de Laffer. “O nosso ponto crítico é de 20,1%. Ou seja, a partir de 20,1%, em uma alíquota de ICMS, o Estado para de arrecadar. E aqui estamos: passando uma alíquota de 17% para 19%, com um ponto crítico de 20,1%”, pontuou.

“Não consigo ficar confortável. Não acho que seja, também, o momento de aumentar o ICMS”, salientou, com a afirmativa de ter sido procurado por empresários, que não estão satisfeitos com a proposta.

Gabinete Dep. Fred Rodrigues Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.