Notícias dos Gabinetes
Amauri Ribeiro apresenta projeto que protege produtores de leite e amplia restrições para importação de leite
Mais uma vez, o deputado estadual Amauri Ribeiro (UB) sai em defesa do produtor de leite de Goiás. Durante sua fala na tribuna, na sessão ordinária desta terça-feira, 5, Amauri comenta sobre a atual situação dos produtores de leite no Estado, afirmando sobre as dificuldades financeiras que os mesmos estão passando. "O produtor de leite, não só de Goiás, mas de todo o Brasil, passa pela maior crise de existência na sua história. Produzir leite nunca foi fácil, mas nunca foi tão difícil igual esse ano, principalmente com a abertura da porteira para o leite importado da Argentina e de outros países", salientou o parlamentar.
O deputado já havia apresentado um projeto que retirava os incentivos fiscais de produtores que importavam o leite, com o objetivo de defender e incentivar o comércio do leite nacional. Indignado, deputado Amauri Ribeiro, ao lado de representantes dos produtores de leite, com intermédio do Governo de Goiás, esteve em reunião com essas indústrias que importam o alimento de outros países. E nessa reunião as indústrias apresentaram uma contraproposta a esse projeto, na qual solicitaram a redução do ICMS de 17 para 5%. “Desses 12% que serão reduzidos, 9,5% serão repassados à indústria e 2,5% ao produtor rural. Entende-se, assim, que não é o produtor de leite que está com dificuldades, é a indústria”, afirmou Amauri.
Por isso, Amauri afirmou que está retirando o primeiro projeto apresentado e apresentando outro. “Nesse novo projeto, não é só a indústria ou os lacticínios que vão perder os incentivos, mas também o comércio varejista, atacadista, as trades que trazem leite importado para o Estado de Goiás. Todos vão perder os incentivos.”
Sobre o seu projeto, ele afirma: “é a forma que temos de proteger o produtor de leite goiano.” O projeto de lei de Amauri vem sendo copiado em outros estados do Brasil, como forma de valorizar e blindar os produtores nacionais.