Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Antônio Gomide alerta governo estadual sobre projeto que fura teto

07 de Dezembro de 2023 às 11:21
Antônio Gomide alerta governo estadual sobre projeto que fura teto

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) usou a tribuna, durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 6, na Assembleia Legislativa, para alertar o governo estadual sobre a proposta de emenda à constituição (PEC) que retira citação da Lei Complementar Federal nº 156/2016. O parlamentar avalia que as mudanças podem gerar punição da Secretaria de Tesouro Nacional pela permissão para que o governo mude as regras sobre o teto de gastos em Goiás.

Antônio Gomide alerta que a mudança no texto tenta evitar que o governador Ronaldo Caiado (UB) seja punido caso haja furo no teto de gastos. No entanto, trata-se de uma alteração inconstitucional, já que a Procuradoria-Geral da República e a Secretaria de Tesouro Nacional podem contestar e penalizar o governo de Goiás.

“Estamos dizendo ao governador que poderia ter feito outro caminho. Se tivesse planejamento, melhorando o orçamento, já que sabia que haveria uma diminuição na arrecadação em 2023, oriundo da emenda constitucional que reduziu o ICMS sobre combustíveis desde junho em 2022. Se tivesse alterado o orçamento no ano passado, não estaríamos pagando um preço alto”, ressaltou o deputado.

O parlamentar ainda reforçou que apresentou voto em separado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para corrigir esse problema. No entanto, foi voto vencido. “Essa PEC se trata de uma tentativa de burlar a legislação para que o Governo e o governador não sejam penalizados”, conclui.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.