Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Defesa do consumidor é foco da atuação de Amilton Filho

12 de Dezembro de 2023 às 16:11
Defesa do consumidor é foco da atuação de Amilton Filho

Em 2023, o deputado Amilton Filho (MDB) teve três dos seus projetos de lei em defesa do consumidor goiano transformados em leis. Para o parlamentar, a defesa do consumidor em situação de vulnerabilidade é uma maneira de minorar os efeitos de situações como o desemprego, por exemplo. 

Nesse sentido, Amilton fez tornar lei o seu projeto  que obriga as empresas de telefonia, televisão a cabo, internet e cartão de crédito a cancelar a multa contratual de 12 meses referentes à fidelidade do consumidor com a operadora. Assim, o consumidor de qualquer desses serviços que comprovar que perdeu o emprego poderá solicitar o cancelamento da fidelidade sem qualquer ônus.

Um dos outros dois projetos que se tornou lei em 2023 é o que garante ao consumidor o direito de incluir nas faturas de cobrança dos serviços públicos o nome do seu cônjuge como adicional. Também neste ano tornou-se lei o projeto que proíbe que instituições que oferecem créditos e empréstimos a aposentados e pensionistas celebrem contratos com os consumidores por via telefônica. 

O objetivo é proteger essas pessoas, em geral idosos, de abusos que possam vir a ocorrer durante esse contato telefônico. “Muitas empresas agem de má-fé com o objetivo de enganar aqueles que muitas vezes não entendem por completo os termos do contrato e acabam ficando em apuros e em dificuldades financeiras, sendo obrigados a pagar muito mais do que deveriam. São verdadeiras armadilhas”, sublinha Amilton.

Gabinete Dep. Amilton Filho Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.