Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Delegado Eduardo Prado apresenta requerimento para revogar aumento na alíquota do ICMS em Goiás

26 de Dezembro de 2023 às 09:30
Delegado Eduardo Prado apresenta requerimento para revogar aumento na alíquota do ICMS em Goiás

O deputado Delegado Eduardo Prado (PL) apresentou, na última sexta-feira, 22 de dezembro, requerimento à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, solicitando a revogação da Lei n° 22.460, de 12 de dezembro de 2023, que aumenta a alíquota do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) de 17% para 19%.

O requerimento destaca a importância de reconsiderar a decisão diante dos impactos econômicos negativos sobre os contribuintes e a necessidade de preservar a competitividade do setor produtivo. O delegado Eduardo Prado destaca que diversos estados têm revisado suas decisões de aumentar as alíquotas do ICMS, reconhecendo os efeitos prejudiciais sobre a economia.

Um ponto relevante é que a versão final da Reforma Tributária, aprovada na Câmara dos Deputados, excluiu o artigo 131, que previa como parâmetro para a repartição do futuro Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) a média das receitas com o ICMS entre 2024 e 2028. Essa supressão levou estados que não avançaram na discussão a reconsiderar a elevação das alíquotas do ICMS.

De acordo com o deputado, o aumento do ICMS afetará diretamente a população, refletindo no reajuste de produtos essenciais como gás natural, energia elétrica, combustível e alimentos da cesta básica. O parlamentar também destaca a preocupação com os microempreendedores individuais (MEI), que também serão penalizados. 

Eduardo Prado solicita urgência e preferência na apreciação do requerimento, considerando que a revogação do aumento na alíquota do ICMS é crucial para o interesse público de Goiás.

 

Gabinete Dep. Del. Eduardo Prado Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.