"Nossa luta por uma energia de qualidade em Goiás continua em 2024", destaca o deputado Amilton Filho

23 de Janeiro de 2024 às 09:17

Solucionar os problemas relativos ao abastecimento de energia elétrica em Goiás: essa foi a maior cobrança de 2023 da Frente Parlamentar pela Qualidade da Energia Elétrica (FPQE) da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) junto à Equatorial Goiás, concessionária do setor no Estado. Presidida pelo deputado estadual Amilton Filho (MDB), a Frente promoveu três boas reuniões para discutir iniciativas que amenizem ao máximo os transtornos e prejuízos causados aos goianos em decorrência dos frequentes apagões e quedas de energia, além de outras questões que prejudicam a distribuição de eletricidade no Estado.

Formada em fevereiro do ano passado, a FPQE promoveu, em março, o Workshop Overview sobre o Setor Elétrico e Distribuição de Energia de Goiás, a fim de conhecer e acompanhar os serviços da então nova concessionária de energia elétrica no Estado, que havia sucedido a empresa Enel Energia no mês anterior. “Para o pleno desenvolvimento de Goiás, é necessário que haja o fornecimento de energia de qualidade e com eficiência, além de termos um abastecimento confiável. Por isso, promovemos esse workshop para entender as dificuldades da concessionária e propormos maneiras de ajudar na solução desses problemas”, justificou Amilton.

Participaram do workshop, além de Amilton Filho, o presidente da Comissão de Minas e Energia da Alego, deputado Lineu Olímpio, o presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme e demais diretores da concessionária, além de outros parlamentares que cobraram da empresa uma rápida solução para a questão da distribuição de energia em Goiás. O presidente da Equatorial apresentou um plano de gestão com medidas para proporcionar uma maior qualidade no fornecimento de energia, que será plenamente executado até dezembro de 2024, o que desagradou os parlamentares, dada a demora dos resultados.

COBRANÇAS E PROMESSAS

A segunda reunião entre a FPQE e a Equatorial ocorreu em 31 de outubro de 2023 e visou ao esclarecimento das causas das quedas de energia, que tinham se tornado ainda mais frequentes nos meses de agosto, setembro e outubro, e das melhorias que a concessionária teria promovido na rede elétrica e na distribuição de energia. Os deputados, liderados pelo presidente da FPQE, Amilton Filho, lembraram que a empresa deve transparência em suas ações à sociedade goiana e ressaltaram que as quedas de energia, apagões, blackouts e a demora na religação da eletricidade são problemas antigos e recorrentes em Goiás, apesar do aumento da tarifa de energia e da dificuldade de ressarcimento financeiro aos consumidores que tiveram danos em suas casas, comércios, indústrias e propriedades rurais.

ENERGIA PARA O DAIA

Outra ação da FPQE aconteceu em novembro, no Distrito Agroindustrial de Anápolis, e envolveu, além de Amilton Filho e outros parlamentares, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Goiás (Codego), Francisco Junior, o gerente do Daia, Mário Caiado e representantes da Equatorial. O objetivo da audiência foi o de esclarecer as causas das constantes interrupções no fornecimento de energia para aquele distrito, e estabelecer soluções para que a oferta de energia no Daia e em Anápolis seja de qualidade, para atrair novas indústrias e permitir a ampliação da capacidade instalada das unidades fabris que lá atuam.

ENERGIA FOTOVOLTAICA

A última reunião da FPQE aconteceu em dezembro de 2023 e reuniu, além do deputado estadual Amilton Filho, demais parlamentares e representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO). A iniciativa buscou debater a Norma Técnica 44/23, que regula a instalação e o uso das placas solares para a geração de energia fotovoltaica. “Queremos conhecer essa normatização para poder aperfeiçoá-la, se for o caso, identificar eventuais omissões e sanar, junto ao CBM-GO, algumas dúvidas que temos, já que essa é uma fonte alternativa de energia cada vez mais utilizada e que oferece riscos, se utilizada sem os devidos cuidados”, disse Amilton.

Gabinete Dep. Amilton Filho Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).