Notícias dos Gabinetes
Deputada Bia de Lima participa da Conferência Nacional de Educação
A deputada estadual Bia de Lima (PT) participa, na Capital Federal, da Conferência Nacional de Educação (Conae 2024), que começou neste domingo, 28, e segue até terça-feira, 30, na Universidade de Brasília (UnB). Também presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Goiás (Sintego), a parlamentar está no encontro como delegada para a discussão e construção do novo Plano Nacional de Educação para a década 2024/2034.
Na manhã desta segunda, 29, Bia participou do “Colóquio 33 - Por que 10% do PIB?”, dentro da programação do evento. O tema foi proposto pela Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca) e teve a mediação de Cacilda Cavalcante e palestra de José Marcelino Pinto/USP-Fineduca, Nelson Amaral e Rubens Barbosa de Camargo. “O tema é extremamente importante e, como afirma o presidente Lula, educação não é gasto, é investimento. Estou muito esperançosa das decisões a serem tomadas aqui”, afirma a deputada.
Durante intervenção na atividade, a deputada fez um alerta sobre a necessidade de se discutir a valorização profissional, sem esbarrar na Lei de Responsabilidade Fiscal. A LRF é sempre alegada pelos governantes para não se aplicar a lei do piso, que é de direito dos professores, o que acarreta um achatamento da carreira, com uma possibilidade real do Brasil sofrer um apagão na educação por falta de professores.
“Tenho uma grande preocupação com a educação básica. Precisamos discutir como vamos fazer para cumprir o piso sem, contudo, esbarrar na Lei de Responsabilidade Fiscal, que tem sido o argumento dos prefeitos sempre que buscamos o nosso direito. Nos últimos anos, em Goiás, nós temos perdido a nossa carreira. Trabalhamos muito para garantir o piso, mas, ao mesmo tempo, estamos perdendo a carreira. Dessa forma, precisamos debater como efetivamente a tão sonhada valorização profissional vai chegar aos trabalhadores da educação”, pontuou a deputada.
Na abertura da Conae, Bia de Lima se encontrou com o ministro da Educação, Camilo Santana; com o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Araújo Filho; com o professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Luiz Dourado; além dos demais delegados do Sintego, que representam Goiás na conferência.
“Estamos voltando para o rumo certo, na confiança de avanços para a educação do Brasil”, pontua Bia de Lima.
Conae 2024
A Conae 2024 tem como objetivo pensar e propor o novo Plano Nacional de Educação (2024-2034). Esse evento conta com a participação de mais de dois mil profissionais do setor, estudantes e diversos representantes da área em colóquios, plenárias, debates, oficinas, além de atos culturais. Os temas da conferência estão divididos em sete eixos. Problemas latentes como a evasão escolar, falta de vagas em sala de aula, violências e analfabetismo estão entre os temas a serem debatidos durante os dias de evento.
Segundo Bia de Lima, a realização da conferência é muito relevante, após a falta de aplicação das metas do PNE de 2014. “A Conae foi convocada em caráter extraordinário pelo presidente Lula e se mostra fundamental nesse momento, após anos de desgoverno, falta de investimento e descaso com a educação”, conclui a deputada.