Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Deputada Bia de Lima participa da Conferência Nacional de Educação

29 de Janeiro de 2024 às 16:28
Deputada Bia de Lima participa da Conferência Nacional de Educação

A deputada estadual Bia de Lima (PT) participa, na Capital Federal, da Conferência Nacional de Educação (Conae 2024), que começou neste domingo, 28, e segue até terça-feira, 30, na Universidade de Brasília (UnB). Também presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Goiás (Sintego), a parlamentar está no encontro como delegada para a discussão e construção do novo Plano Nacional de Educação para a década 2024/2034.

Na manhã desta segunda, 29, Bia participou do “Colóquio 33 - Por que 10% do PIB?”, dentro da programação do evento. O tema foi proposto pela Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca) e teve a mediação de Cacilda Cavalcante e palestra de José Marcelino Pinto/USP-Fineduca, Nelson Amaral e Rubens Barbosa de Camargo. “O tema é extremamente importante e, como afirma o presidente Lula, educação não é gasto, é investimento. Estou muito esperançosa das decisões a serem tomadas aqui”, afirma a deputada.

Durante intervenção na atividade, a deputada fez um alerta sobre a necessidade de se discutir a valorização profissional, sem esbarrar na Lei de Responsabilidade Fiscal. A LRF é sempre alegada pelos governantes para não se aplicar a lei do piso, que é de direito dos professores, o que acarreta um achatamento da carreira, com uma possibilidade real do Brasil sofrer um apagão na educação por falta de professores.

“Tenho uma grande preocupação com a educação básica. Precisamos discutir como vamos fazer para cumprir o piso sem, contudo, esbarrar na Lei de Responsabilidade Fiscal, que tem sido o argumento dos prefeitos sempre que buscamos o nosso direito.  Nos últimos anos, em Goiás, nós temos perdido a nossa carreira. Trabalhamos muito para garantir o piso, mas, ao mesmo tempo, estamos perdendo a carreira. Dessa forma, precisamos debater como efetivamente a tão sonhada valorização profissional vai chegar aos trabalhadores da educação”, pontuou a deputada.

Na abertura da Conae, Bia de Lima se encontrou com o ministro da Educação, Camilo Santana; com o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Araújo Filho; com o professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Luiz Dourado; além dos demais delegados do Sintego, que representam Goiás na conferência.

“Estamos voltando para o rumo certo, na confiança de avanços para a educação do Brasil”, pontua Bia de Lima.

Conae 2024

A Conae 2024 tem como objetivo pensar e propor o novo Plano Nacional de Educação (2024-2034). Esse evento conta com a participação de mais de dois mil profissionais do setor, estudantes e diversos representantes da área em colóquios, plenárias, debates, oficinas, além de atos culturais. Os temas da conferência estão divididos em sete eixos. Problemas latentes como a evasão escolar, falta de vagas em sala de aula, violências e analfabetismo estão entre os temas a serem debatidos durante os dias de evento.

Segundo Bia de Lima, a realização da conferência é muito relevante, após a falta de aplicação das metas do PNE de 2014. “A Conae foi convocada em caráter extraordinário pelo presidente Lula e se mostra fundamental nesse momento, após anos de desgoverno, falta de investimento e descaso com a educação”, conclui a deputada.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.