Notícias dos Gabinetes
Em entrevista, Amilton Filho apresenta conquistas para Anápolis
O deputado estadual Amilton Filho (MDB) concedeu, na última sexta-feira, 26, uma longa entrevista à Rádio Imprensa de Anápolis. No bate-papo, ele falou especificamente de três temas que dizem respeito exclusivamente à Anápolis: as obras na educação que estão sendo finalizadas ou serão construídas; o abastecimento de energia elétrica para o Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA) e a manutenção do atual modelo de atendimento da Delegacia Regional de Fiscalização.
Em relação à educação, Amilton ressaltou a excelente parceria que tem mantido com o governador Ronaldo Caiado (UB) e com a secretária estadual da Educação, Fátima Gavioli, que resultou em reformas e ampliações em todos os colégios da rede estadual de educação do município, além da construção de outras unidades. “Tenho só a agradecer ao governador e à secretária, porque ainda em 2018, antes mesmo de eu tomar posse, falei ao governador do absurdo que estava acontecendo em Anápolis, que era a cidade estar há mais de 20 anos sem receber um novo colégio sequer da rede estadual”, lembrou.
Amilton acrescentou que disse ao governador, também em 2018, da série de problemas que aquela situação causava ao sistema educacional da cidade. “Naquela ocasião, a cidade sofria com o déficit de vagas e hoje a realidade é outra, pois o governador tem sido um parceiro firme e atento às nossas reivindicações e a secretária Fátima tem revolucionado a educação em Goiás”, afirmou.
Para Amilton, essa parceria é motivo de muita felicidade. “Já entregamos um novo colégio, o Salvador Santos, no Bairro Calixtolândia/Polocentro e recentemente visitei, no Setor Munir Calixto, outra obra de um colégio em construção que deve ser entregue até o fim deste semestre”, sublinhou. O deputado lembrou também de outras obras que já foram entregues e de escolas que foram demolidas e reconstruídas, como os colégios vereador Luiz de Almeida, no Jardim Arco Verde, e o Genoveva Rezende, no Jardim Tropical, ambos com a capacidade ampliada para atender a mais alunos.
Amilton citou ainda algumas obras que estão no início, como as dos colégios Violeta Pitaluga, no Jardim Alexandrina, e Gomes de Sousa Ramos, na Vila Jaiara, que está sendo totalmente reconstruído. Ele falou também das obras em curso no Colégio Estadual José Ludovico de Almeida, um dos mais tradicionais da cidade. “Trata-se de um colégio com uma estrutura muito grande e antiga, que se foi deteriorando ao longo dos anos e cujas obras de readequação vão custar quase R$ 5 milhões”, observou. “Para mim, é uma satisfação imensa poder cumprir esse compromisso com a cidade de Anápolis e poder trazer, junto com o govenador, melhorias para a educação de Anápolis”, pontuou.
Desafios
Apesar de tantas obras já realizadas, em curso e a serem iniciadas na área da educação em Anápolis, Amilton falou dos desafios ainda existentes neste setor. “Um exemplo é a necessidade da construção de um colégio no Conjunto Filostro Machado, que atualmente funciona apenas no período noturno em um prédio emprestado pela Prefeitura de Anápolis, que até já cedeu o terreno para lançarmos a obra, o que acreditamos se dará até o fim deste ano”, disse.
Outro desafio apontado pelo deputado está na região do Bairro Recanto do Sol. “O Colégio Plínio Jayme precisa de uma reforma urgente e também existe a necessidade de construirmos outro colégio para atender àquele bairro que cresceu muito nos últimos anos”, ressaltou. Amilton também disse da necessidade da construção de pelo menos um colégio em setores como Nova Vila, Aldeia dos Sonhos e Guanabara, causa pela qual ele vai lutar ao longo desse ano junto ao governador do Estado e à Secretaria da Educação.
“Temos muitos desafios ainda, mas meu coração se enche de alegria e de gratidão de poder olhar pelo retrovisor e ver que no meu primeiro mandato e no primeiro ano do meu segundo mandato já foram entregues obras tão importantes para a educação em Anápolis, mais as que ainda serão entregues”, disse emocionado. Além disso, ele lembrou que todos os colégios da rede estadual de educação foram reformados ou ampliados. “Hoje temos uma perspectiva muito melhor para a educação em Anápolis do que tínhamos no passado”, disse.
Como exemplo, para além das obras, Amilton lembrou de fatos como a melhoria da qualidade da merenda escolar da rede estadual de ensino, da Bolsa Educação concedida mensalmente aos estudantes do ensino médio e do 9º ano do ensino fundamental de R$ 112, o que estimula os alunos a estudarem mais, do aparelhamento com equipamentos eletrônicos nas escolas, como notebooks que podem ser levados para a sala de aula para uma melhor interação com os alunos. “Sem contar os e-books, que os alunos podem levar para suas casas para aprofundarem seus estudos”, acrescentou.
“Hoje, temos uma nova realidade na educação em Anápolis e estou muito feliz com essa parceria com o Governo do Estado, que tem tido um olhar muito carinhoso com a questão da educação em Anápolis e em Goiás como um todo e feito um esforço muito grande para atender as nossas reivindicações, mesmo que nem sempre de imediato, mas sabemos que nossos pleitos serão atendidos assim que possível”, disse. Amilton, no entanto, disse que apesar de todas as conquistas já obtidas é fundamental salientar que as ações em prol da educação não vão parar. “A educação em Goiás vai melhorar cada vez mais e os avanços neste sentido não vão parar”, assegurou.
Energia elétrica
Ainda na entrevista à Rádio Imprensa, o deputado lembrou dos seus esforços no comando da Frente Parlamentar pela Qualidade da Energia Elétrica em Goiás (FPQE) para garantir a oferta energia de qualidade em todo o Estado. “Nesse sentido, e especificamente em Anápolis, levamos à Equatorial nossa preocupação com as constantes quedas no fornecimento de eletricidade, que afetavam sobretudo as indústrias do DAIA. Para o parlamentar, a Equatorial tem sido uma boa parceira da FPQE e, de maneira assertiva e transparente, vem informando sobre o que consegue entregar nesse momento e o que não consegue, o que permite aos consumidores planejarem seu futuro, em especial o setor industrial.
Amilton lembra de uma conquista significativa no setor energético, “Tivemos a entrega de uma importante obra, que foi uma nova linha de transmissão para o Daia, o que elevou em mais de 25% a oferta de energia para o local, causando um impacto positivo nas indústrias, que geram empregos, renda e desenvolvimento para cidade e para o Estado. Além disso, com energia de qualidade, mais empresas serão atraídas para o Distrito Industrial e as que já existem poderão ampliar sua capacidade de produção. Por isso considero fundamental o fornecimento de energia constante e de qualidade”, sustentou.
Outra conquista para Anápolis, na opinião do deputado, foi a reconstrução e a modernização da Subestação Universitária, destruída após um incêndio. “Houve uma melhora significativa naquela Subestação, que agora tem mais capacidade de transmissão de energia e mais tecnologia em seus equipamentos, que são muito mais modernos”, lembrou, ao enfatizar que os desafios no setor de energia em Goiás ainda são muitos e que por isso a FPQE vai cobrar providências da concessionária até que os problemas sejam solucionados de forma satisfatória.
Delegacia Fiscal
Na entrevista à Rádio Imprensa, Amilton Filho falou também da questão do suposto fechamento – ou reformulação – da Delegacia Regional de Fiscalização, afeta à Secretaria de Estado da Economia. “Fui procurado por amigos e contadores sobre a possibilidade de fechamento dessa delegacia em Anápolis e, como anapolino, cumpri meu dever de procurar a secretária da Economia, Selena Peres Nunes, e expressar a ela minha preocupação”, contou. No entanto, Amilton disse estar convicto de que a delegacia não será fechada nem reformulada e seguirá oferecendo os mesmos serviços e com os mesmos funcionários, além de manter a mesma estrutura, com atendimento presencial.
“Precisamos oferecer aos cidadãos e aos contribuintes serviços públicos com mais facilidade e comodidade. Não tem sentido tirar o atendimento presencial e modificar o serviço de um órgão responsável pela arrecadação do Estado. Conseguimos sensibilizar a secretária e os serviços permanecem sendo oferecidos para Anápolis e cidades vizinhas que também dependem dessa Delegacia”, finalizou.