Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Em entrevista, Bia de Lima avalia mandato e fala sobre perspectivas de trabalho

14 de Fevereiro de 2024 às 14:00
Em entrevista, Bia de Lima avalia mandato e fala sobre perspectivas de trabalho

Na sexta-feira, 9, de trabalho em Jataí, no Sudoeste goiano, a deputada Bia de Lima (PT) concedeu entrevista para a Rádio Interativa, avaliou o primeiro ano de mandato e falou sobre as expectativas para os próximos anos de trabalho na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Durante o programa Entrevista da Semana, Bia falou sobre sua atuação política e o trabalho realizado.

Confira alguns pontos importantes da entrevista:

Mais influente da política 

“Fui considerada a 3ª deputada estadual mais influente de Goiás. Isso significa que estou entre as que mais trabalha, participa, garante o papel de parlamentar. Essa lembrança me deixou muito feliz, porque, de fato, assumimos essa cadeira com o propósito de dar orgulho para os jataienses e para todos os goianos. Não cheguei à Alego para ficar fazendo intriga, nem usar do mandato para ficar em rixas, para discórdias, entrei para fazer a diferença, para ajudar a minha categoria, que é dos trabalhadores da educação, para dar voz às mulheres, para mostrar a capacidade das mulheres e é isso que estamos fazendo acontecer. Honrar mulheres, negros e negras, romper com preconceitos. Portanto, meu trabalho tem ido em diversas linhas. Muita gente está surpresa porque, além de ajudar a minha categoria, buscar recursos para saúde e melhorias das políticas públicas, eu também tenho atuado em áreas que até então as pessoas não acreditavam. Estou trabalhando muito para garantir infraestrutura, seja por meio de conseguir recursos do governo federal, com o presidente Lula, para Jataí e todo Estado, bem como buscando junto ao Caiado. Mesmo sendo da oposição, eu tenho diálogo com todos os secretários de Estado. Tive audiência com o presidente da Goinfra, buscando melhorias para a nossa região [Sudoeste]. Estamos pedindo melhorias para as GO’s, para que os caminhões trafeguem e auxiliem no escoamento das produções. Também trabalhamos para a recuperação da GO, que liga os municípios de Jataí e Serranópolis. Entreguei requerimento pessoalmente, pedindo um redutor de velocidade na Ponte de Pedra e na subida da Ariranha, para ter a 3ª pista, mas acabou que não aconteceu e eu cobrei novamente”.

Ampliação do trabalho

“Uma vez deputada, a gente tem que ampliar a atuação, sendo a deputada do presidente Lula aqui em Goiás, isso se faz ainda mais necessário. Penso que nesse ano serei até líder de bancada do PT na Alego, mas já estamos trabalhando para que a gente possa, por meio do mandato da deputada Adriana Accorsi e do deputado Rubens Otoni, trazer recursos para investir em Goiás. Dessa forma já deixo a orientação para que, tendo uma demanda, as pessoas procurem o gabinete 13 e nos informem. Aproveito para falar sobre as emendas que estou trazendo aqui para Jataí. Só para cá estou trazendo R$ 680 mil para investimentos em diversas áreas, além de aparelhos de ar-condicionado para as escolas municipais, para a UFJ, demandas da saúde, para o hospital do Padre Tiago, revitalização de praças, entre outras. São recursos para ajudar em todas as áreas. Quero ajudar Serranópolis a  ter rede de esgoto, que começou em 2005 e nunca foi terminada. Estamos trabalhando para fazer um novo projeto, buscar mais dinheiro e queremos conseguir essa obra. Não faço política com ódio e rancor. Faço com energia positiva e muito trabalho”.

Emprego e reforma agrária

“No dia 28 de fevereiro, o Ministro do Trabalho vai a Goiânia a meu convite, e temos que mudar algumas coisas. Goiás está à frente no ranking do trabalho escravo no País e isso nos enfeia, precisamos pôr fim nisso. Estive, recentemente, conversando com o ex-deputado Sandro Mabel. Queremos envolver a Acieg, a Fieg, a Faeg, todas as entidades para dialogarmos e vermos como vamos discutir para pôr fim a esse tipo de atuação. A maioria dos empregadores cumpre a lei, mas alguns ainda estão no trabalho escravo e prejudicam todo o comércio, mancham o nosso Estado. Chegou a hora das pessoas se capacitarem para receber recursos, estimular e avançar cada vez mais. Estou a mil por hora. O presidente Lula já disse que tem pressa. Precisamos que as ações do Governo tenham efeito rapidamente. Queremos alavancar e oportunizar para todos que precisam. Aqueles que precisam de um pedaço de chão - e aqui aproveito para esclarecer que, toda vez que eu falo de reforma agrária, algumas pessoas sempre falam que o Lula estimula invasão, lá vem o comunismo. Mas não é isso. As pessoas têm que deixar de falar bobagem. Nunca teve tanta compra de terra como no governo Lula, compramos e entregamos para quem tinha o sonho, o perfil de plantar e colher. A plantação média, pequena, do dia a dia quem faz é o pequeno produtor e queremos que ele tenha seu maquinário, que venda para merenda, por exemplo. Durante os últimos seis anos, houve uma tentativa de fazer com que as pessoas tivessem a escritura da terra para poder vender, desmantelando todo o projeto inicial. Nós estamos muito preocupados com isso, porque tem muita gente ou alugando ou vendendo a terra e depois querendo outro pedaço. Eu sou contra. Acho que quem recebeu não pode vender, tem que permanecer em família. Quando estava na campanha, eu visitei locais em que está tudo alugado, mas o superintendente do Incra está visitando assentamentos e onde isso for constatado nós vamos retomar e remanejar para quem está interessado em trabalhar, em produzir”.

Orgulho em ser petista

Ao ser questionada por estar no Partido dos Trabalhadores e as possíveis acusações de corrupção do partido, Bia de Lima falou sobre o seu sentimento em relação à legenda.

“Quem sumiu com o dinheiro do povo foi o Collor. Eu sou petista a vida inteira, nunca fui de outro partido, me filiei em 1992, fui a primeira vereadora de Jataí em 1997, reeleita em 2004, em 2005 eu fui candidato à vice-prefeita, perdemos e foi quando me mudei para Goiânia. Fui candidata a deputada em 2010, perdi, larguei de mão e em 2022 me pediram para ser candidata, recebi apoio do Estado inteiro e aqui estou. Jataí é a minha cidade, gostem de mim ou não, eu estou trabalhando pela minha cidade e eu quero honrar o voto de cada um. A avaliação tem sido positiva, quero mostrar que é possível fazer política sem roubar, sem fazer nada errado, sem passar por cima de ninguém.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.