Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Julio Pina propõe alterações na Lei de Declarações de Utilidade Pública

14 de Fevereiro de 2024 às 14:25
Julio Pina propõe alterações na Lei de Declarações de Utilidade Pública

O deputado Julio Pina (Solidariedade) requer, por meio do projeto de lei nº 1584/23, a possibilidade de que as entidades declaradas como de utilidade pública recebam o certificado correspondente em sessão solene realizada no Legislativo goiano. Além disso, Pina sugere também que elas sejam autorizadas a utilizar imóveis públicos estaduais para suas respectivas finalidades e objetivos estatutários.

Uma entidade, associação ou fundação de utilidade pública é aquela que presta serviços de interesse geral à sociedade sem fins lucrativos. Para ser reconhecida oficialmente como tal, é necessário cumprir os requisitos previstos na Lei nº 7.371/1971.

Conforme o texto da matéria, a sessão solene só seria realizada caso o deputado, autor do projeto de declaração, assim o requeresse. Se não for o caso, a entidade fará jus apenas ao recebimento de um certificado, que nada mais é do que um reconhecimento formal do preenchimento dos requisitos legais.  

Quanto à outra proposta, a ideia é que as entidades possam fazer uso de imóveis públicos, como quadras de esportes ou salas de aula, desde que para realizar seus fins dispostos em estatuto. O parecer favorável do relator, deputado Coronel Adailton (Solidariedade), foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). A matéria agora segue para apreciação, em duas fases, pelo Plenário. 

Gabinete Dep. Julio Pina Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.