Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima apresenta projeto de lei que institui protocolo para prevenção ao constrangimento e à violência contra a mulher em estabelecimentos de Goiás

21 de Fevereiro de 2024 às 08:13
Bia de Lima apresenta projeto de lei que institui protocolo para prevenção ao constrangimento e à violência contra a mulher em estabelecimentos de Goiás

Na primeira sessão ordinária de 2024, nesta terça-feira, 20, a deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou uma suplementação à Lei Federal n° 14.786, no âmbito do Estado de Goiás, que institui o protocolo Não é Não e o Selo Não é Não – Mulheres Seguras, para prevenção ao constrangimento e à violência contra a mulher.

De acordo com a propositura, caberá ao Poder Executivo estadual realizar ações de formação periódica para conscientização e implementação do protocolo direcionadas aos empreendedores e trabalhadores do ambiente de casas noturnas e de boates, em espetáculos musicais realizados em locais fechados e em shows, com venda de bebida alcoólica, e praças esportivas, localizados em Goiás.

Dessa forma, o poder Executivo poderá criar mecanismos adicionais de fiscalização, em colaboração com os órgãos municipais competentes, visando a garantir o cumprimento do protocolo Não é Não.

Conforme a deputada Bia de Lima, a legislação federal não contempla de forma adequada as particularidades e necessidades específicas de Goiás, sobretudo no que concerne à formação dos empreendedores e trabalhadores dos segmentos alcançados por suas disposições.

“A proposta visa a preencher lacunas da lei federal, considerando a competência legislativa plena do Estado de Goiás, com o objetivo de promover a efetividade das medidas preventivas e protetivas estabelecidas pela mesma, que são muito importantes para a segurança das mulheres”, afirma a parlamentar.  

Para isso, Bia de Lima sugere a utilização de recursos do Fundo Protege Goiás, para projetos e atividades voltados à proteção integral, defesa e garantia dos direitos das mulheres em situações de vulnerabilidade social e vivência de violência.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.