Notícias dos Gabinetes
Defensora do meio ambiente, Bia de Lima propõe transformar o Parque Estadual da Serra de Jaraguá em Patrimônio Ecológico Imaterial Goiano
Durante a apresentação de matérias desta quarta-feira, 21, a deputada Bia de Lima (PT) protocolou um projeto de lei que declara o Parque Estadual da Serra de Jaraguá como Patrimônio Ecológico Imaterial Goiano.
Conforme a propositura, o “Patrimônio Ecológico Imaterial Goiano compreenderá, não apenas a área física do parque, mas também os seus valores, memórias, tradições, manifestações culturais, desportivas e demais elementos imateriais que contribuam para a preservação, conservação e divulgação do referido patrimônio”.
O Parque Estadual da Serra de Jaraguá (PESJ), localizado nos municípios de Jaraguá e São Francisco de Goiás, possui área de 2.828,7827 ha e perímetro de 39.860 m. Criado há 26 anos pela Lei nº 13.247, sancionada em 13 de janeiro de 1998, o PESJ, tornou-se Unidade de Conservação e tem se destacado como um patrimônio que vai além dos seus limites físicos. A área do parque também abriga dois importantes sítios arqueológicos, um histórico e outro pré-histórico, devidamente registrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Adotando a data como referência, o projeto de lei estabelece o dia 13 de janeiro como o Dia Estadual do Parque Estadual da Serra de Jaraguá, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação do patrimônio ecológico, bem como promover atividades educativas e culturais relacionadas ao local.
“O PESJ não é apenas um espaço natural exuberante, mas também um local que desempenha um papel significativo na vida da comunidade, sendo utilizado para práticas esportivas, como caminhadas e parapente, inclusive, sendo referência nacional nessa modalidade de esporte.
Além disso, o parque integra o trecho 8 do “Caminho de Cora Coralina”, trilha de longo curso, com aproximadamente 300 quilômetros de extensão, que atravessa oito municípios, oito povoados e cinco unidades de conservação. É considerada a única trilha poética do mundo.