Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Defensora do meio ambiente, Bia de Lima propõe transformar o Parque Estadual da Serra de Jaraguá em Patrimônio Ecológico Imaterial Goiano

22 de Fevereiro de 2024 às 08:47
Defensora do meio ambiente,  Bia de Lima propõe transformar o Parque Estadual da Serra de Jaraguá em Patrimônio Ecológico Imaterial Goiano

Durante a apresentação de matérias desta quarta-feira, 21, a deputada Bia de Lima (PT) protocolou um projeto de lei que declara o Parque Estadual da Serra de Jaraguá como Patrimônio Ecológico Imaterial Goiano.

Conforme a propositura, o “Patrimônio Ecológico Imaterial Goiano compreenderá, não apenas a área física do parque, mas também os seus valores, memórias, tradições, manifestações culturais, desportivas e demais elementos imateriais que contribuam para a preservação, conservação e divulgação do referido patrimônio”.

O Parque Estadual da Serra de Jaraguá (PESJ), localizado nos municípios de Jaraguá e São Francisco de Goiás, possui área de 2.828,7827 ha e perímetro de 39.860 m. Criado há 26 anos pela Lei nº 13.247, sancionada em 13 de janeiro de 1998, o PESJ, tornou-se Unidade de Conservação e tem se destacado como um patrimônio que vai além dos seus limites físicos. A área do parque também abriga dois importantes sítios arqueológicos, um histórico e outro pré-histórico, devidamente registrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Adotando a data como referência, o projeto de lei estabelece o dia 13 de janeiro como o Dia Estadual do Parque Estadual da Serra de Jaraguá, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação do patrimônio ecológico, bem como promover atividades educativas e culturais relacionadas ao local.

“O PESJ não é apenas um espaço natural exuberante, mas também um local que desempenha um papel significativo na vida da comunidade, sendo utilizado para práticas esportivas, como caminhadas e parapente, inclusive, sendo referência nacional nessa modalidade de esporte.

Além disso, o parque integra o trecho 8 do “Caminho de Cora Coralina”, trilha de longo curso, com aproximadamente 300 quilômetros de extensão, que atravessa oito municípios, oito povoados e cinco unidades de conservação. É considerada a única trilha poética do mundo.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.