Notícias dos Gabinetes
Folia de Reis poderá ser reconhecida como Patrimônio Religioso, Cultural e Imaterial em projeto de Bia de Lima
Uma das grandes manifestações folclóricas e culturais celebradas em vários municípios do Estado, a Folia de Reis, realizada anualmente entre os dias 25 de dezembro e 6 de janeiro, poderá ser reconhecida como Patrimônio Religioso, Cultural e Imaterial Goiano, a partir de projeto de lei apresentado pela deputada estadual Bia de Lima (PT), durante sessão plenária no último dia 21 de fevereiro.
De acordo com Bia de Lima, o projeto busca valorizar e fomentar as comemorações religiosas vinculadas à Folia de Reis, celebração que alude e festeja a visita dos três Reis Magos (Gaspar, Melchior e Baltasar) ao menino Jesus, após o seu nascimento.
“A Folia é um dos elementos mais importantes do folclore goiano, mas, por se tratar de uma festividade essencialmente regional, cada Folia de Reis possui características próprias que podem variar de acordo com o costume local. Mas é possível destacar a presença de trajes com cores vibrantes, pedrarias, fitas e brilhos como um fato comum, bem como a existência de um estandarte ou bandeira para cada grupo de festejo”, aponta Bia de Lima.
Ainda de acordo com ela, em Goiás há ainda a preservação de elementos típicos da cultura local, como a presença da viola caipira, da catira e da culinária.
O processo, de nº 2885/24, encontra-se em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.