Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Folia de Reis poderá ser reconhecida como Patrimônio Religioso, Cultural e Imaterial em projeto de Bia de Lima

01 de Março de 2024 às 10:27
Folia de Reis poderá ser reconhecida como Patrimônio Religioso, Cultural e Imaterial em projeto de Bia de Lima

Uma das grandes manifestações folclóricas e culturais celebradas em vários municípios do Estado, a Folia de Reis, realizada anualmente entre os dias 25 de dezembro e 6 de janeiro, poderá ser reconhecida como Patrimônio Religioso, Cultural e Imaterial Goiano, a partir de projeto de lei apresentado pela deputada estadual Bia de Lima (PT), durante sessão plenária no último dia 21 de fevereiro.

De acordo com Bia de Lima, o projeto busca valorizar e fomentar as comemorações religiosas vinculadas à Folia de Reis, celebração que alude e festeja a visita dos três Reis Magos (Gaspar, Melchior e Baltasar) ao menino Jesus, após o seu nascimento.

“A Folia é um dos elementos mais importantes do folclore goiano, mas, por se tratar de uma festividade essencialmente regional, cada Folia de Reis possui características próprias que podem variar de acordo com o costume local. Mas é possível destacar a presença de trajes com cores vibrantes, pedrarias, fitas e brilhos como um fato comum, bem como a existência de um estandarte ou bandeira para cada grupo de festejo”, aponta Bia de Lima.

Ainda de acordo com ela, em Goiás há ainda a preservação de elementos típicos da cultura local, como a presença da viola caipira, da catira e da culinária.

O processo, de nº 2885/24, encontra-se em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação. 

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.