Virmondes Cruvinel propõe programa de incentivo ao empreendedorismo feminino

06 de Março de 2024 às 09:22

Com foco no fomento à criação e fortalecimento de empreendimentos solidários liderados por mulheres, o deputado Virmondes Cruvinel (União Brasil) propõe a criação de um programa de incentivo à economia solidária para mulheres no Estado de Goiás.

Além de linhas de crédito especiais e fundos de investimento para empreendimentos solidários femininos, o programa prevê capacitação e mentoria em gestão de negócios, finanças e tecnologia. E, também, criação de espaços de coworking e incubadoras de negócios para mulheres. Outro quesito importante é voltado aos incentivos fiscais para empresas que apoiarem o programa.

Virmondes, que é presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo no Legislativo estadual, assinala que a proposta do programa é fundamentada em uma análise detalhada do contexto socioeconômico que envolve a participação feminina na economia goiana. Segundo o parlamentar, a propositura advém de uma realidade em que a taxa de participação das mulheres no mercado de trabalho, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é significativamente inferior à dos homens, e a desigualdade salarial por gênero é uma preocupação persistente.

Apesar de retratar uma parcela relevante do potencial econômico do Estado, o empreendedorismo feminino ainda enfrenta desafios, como subutilização e falta de apoio adequado. Portanto, esse cenário revela a necessidade de ações para potencializar tal segmento, além de contribuir para a redução das desigualdades, geração de emprego, renda e desenvolvimento social.

“As mulheres em situações de vulnerabilidade econômica, em particular, encontram-se diante de barreiras adicionais no acesso a recursos financeiros, capacitação e redes de apoio, aspectos estes que esse projeto visa enfrentar”, reitera o legislador.

Empoderamento e igualdade de gênero

A propositura ressalta que a economia solidária se apresenta como um modelo empresarial promissor, caracterizado pela gestão democrática e distribuição equitativa de benefícios, a fim de proporcionar um caminho viável e sustentável para o empoderamento feminino e a promoção da igualdade de gênero.

Portanto, ao adotar esse modelo, o benefício atenderia as mulheres diretamente envolvidas e ainda representaria um impacto positivo mais amplo na sociedade goiana, o que resultaria no fortalecimento das comunidades, diversificação da economia e promoção de uma estrutura econômica mais resiliente.

Virmondes assinala experiências de outros estados e nações que ressaltam o resultado de políticas públicas, como a colocada em pauta, como instrumento para fortalecer a economia solidária e o empreendedorismo feminino responsável por avanços significativos no desenvolvimento econômico e social.

Ao considerar as especificidades e desafios de Goiás, assim como os potenciais benefícios de um programa direcionado à economia solidária para mulheres, o legislador completa se tratar de uma iniciativa fundamental para a construção de uma sociedade mais equitativa, justa e economicamente próspera.

Gabinete Dep. Virmondes Cruvinel Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).