Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Passaporte equestre: projeto do deputado Amauri Ribeiro é referência e pode se tornar lei em todo o país

06 de Março de 2024 às 14:47
Passaporte equestre: projeto do deputado Amauri Ribeiro é referência e pode se tornar lei em todo o país

Sancionada em dezembro de 2020, a lei de autoria do deputado estadual Amauri Ribeiro (UB), que institui o passaporte equestre em Goiás, pode se tornar lei nacional e valer em todo o país. O passaporte equestre tem o objetivo de substituir, em definitivo, a Guia de Transporte Animal (GTA), bem como qualquer outro documento para fins de trânsito e regularidade fiscal do animal.

A lei estabelece que, por meio do pagamento de uma taxa anual única, os proprietários possuem o direito de transitar com os seus animais em Goiás de forma livre. Segundo Amauri, a lei desburocratizou o serviço, gerou praticidade e economia para os donos dos animais, além de beneficiar o Governo do Estado, que passou a ter maior controle populacional e sanitário desses animais.

Para Amauri, essa é uma forma de ter uma adesão maior dos proprietários e criadores de equídeos no cadastramento junto aos órgãos responsáveis e o transporte de forma regular dos animais.

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Seguindo essa mesma linha, em Brasília, o Deputado Federal Evair Vieira de Melo (PP-ES) apresentou o projeto de lei que cria o passaporte equestre para permitir o transporte de equinos para atividades culturais, desportivas, de lazer, turísticas, de trabalho rural, de policiamento ou terapêuticas.

O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões: de Meio Ambiente; de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Gabinete Dep. Amauri Ribeiro Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.