Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Bullying e cyberbullying: deputada Bia de Lima institui medidas de combate à discriminação em escolas da rede pública e privada de educação de Goiás

07 de Março de 2024 às 09:24
Bullying e cyberbullying: deputada Bia de Lima institui medidas de combate à discriminação em escolas da rede pública e privada de educação de Goiás

A deputada Bia de Lima (PT) apresentou projeto que altera a Lei n° 17.696, de 2012, instituindo medidas para o efetivo combate ao bullying e ao cyberbullying nas escolas da rede pública e privada da educação básica do Estado de Goiás.

Conforme a proposta, fica estabelecida a obrigatoriedade da inclusão, no currículo escolar ao longo do ano letivo, de programas contínuos de conscientização sobre bullying e cyberbullying, englobando atividades educativas, palestras e debates, com a finalidade de promover uma cultura de respeito e prevenção.

Outra medida apontada pelo documento é a corresponsabilização da comunidade escolar, pais e responsáveis pela identificação e prevenção de situações de discriminação, sendo incentivada a participação em reuniões, workshops e a utilização de materiais informativos disponibilizados pelas instituições de ensino.

Além disso, a alteração amplia a definição de cyberbullying, para incluir a necessidade de promoção de comportamentos responsáveis e éticos na internet, bem como a implementação de canais de denúncia anônima dentro das escolas, geridos por profissionais capacitados para lidar com os relatos de maneira sigilosa e eficiente; a implementação de políticas anti-bullying, sendo sujeitas a medidas disciplinares em caso de negligência, entre outras medidas.

“As alterações propostas visam fortalecer as medidas de prevenção e combate a essas práticas, promovendo a criação de uma cultura de respeito e responsabilidade no ambiente escolar. A inclusão de programas contínuos de conscientização no currículo escolar visa aprofundar o entendimento sobre o bullying e o cyberbullying, envolvendo atividades educativas, palestras e debates ao longo do ano letivo. Precisamos garantir a efetividade e a adequada implementação das medidas propostas, mediante a criação de diretrizes claras e mecanismos de monitoramento contínuo”, aponta Bia de Lima.

“Além de todas as medidas propostas, é preciso destacar a extensão das ações de combate ao bullying e ao cyberbullying para ambientes não escolares, reforçando a abordagem abrangente e a responsabilidade compartilhada entre o Estado e a sociedade na promoção de um ambiente saudável para o desenvolvimento educacional e social dos estudantes”, finaliza a parlamentar.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.