Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de lei de Bia de Lima promove destinação adequada e sustentável de equipamentos eletroeletrônicos fora de uso

20 de Março de 2024 às 18:00
Projeto de lei de Bia de Lima promove destinação adequada e sustentável de equipamentos eletroeletrônicos fora de uso

Durante sessão ordinária desta quarta-feira, 20, a deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou projeto de lei que institui o Programa de Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos – Sukatech – com logística reversa específica em Goiás. O objetivo é promover a destinação adequada e sustentável de equipamentos eletroeletrônicos fora de uso.

Na justificativa da matéria, a deputada afirma que “a destinação adequada de equipamentos eletroeletrônicos fora de uso é uma questão de grande relevância ambiental e social. Esses equipamentos, quando descartados de forma inadequada, podem causar danos ao meio ambiente e à saúde pública devido à presença de substâncias tóxicas e poluentes. Além disso, representam uma perda de recursos valiosos que poderiam ser reutilizados ou reciclados”.

Conforme a proposta, o Sukatech terá as seguintes diretrizes:

I – Estabelecimento de pontos de coleta de equipamentos eletroeletrônicos em desuso, distribuídos estrategicamente em todo o Estado, em parceria com entidades públicas e privadas;

II – Implementação de centros de recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos, onde os itens coletados serão submetidos a processos de reparo, reutilização e reciclagem, conforme as condições técnicas e de segurança;

III – Realização de campanhas de conscientização e educação ambiental para a população, visando informar sobre a importância da destinação correta de equipamentos eletroeletrônicos e os benefícios da reutilização e reciclagem;

IV – Estímulo à economia circular e ao desenvolvimento sustentável, promovendo a reintegração de equipamentos recondicionados ao mercado, por meio de programas de incentivo à compra e venda de produtos reutilizados;

V – Estabelecimento de parcerias com empresas, cooperativas e organizações da sociedade civil para a gestão compartilhada e eficiente do programa.

 “A criação do Sukatech se faz necessária e urgente. Além de todos os outros benefícios, haverá o estímulo à economia circular e ao desenvolvimento sustentável promovido pelo SUKATECH que contribuirá para a geração de emprego e renda, através da reintegração de equipamentos recondicionados ao mercado, bem como para a redução da pressão sobre os recursos naturais”, completa Bia de Lima.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.