"Mulheres na ciência": projeto de Bia de Lima institui a política de fomento à presença feminina em carreiras científicas

26 de Março de 2024 às 18:03

A deputada Bia de Lima (PT) apresentou nesta terça-feira, 26, o projeto de lei que institui a Política Estadual de Fomento à Presença Feminina em Carreiras Científicas no Estado de Goiás, também conhecido como “Mulheres na Ciência”. O objetivo da proposta é promover a igualdade de gênero e incentivar a participação das mulheres em áreas científicas e tecnológicas.

De acordo com a deputada, a desigualdade de gênero na ciência não é apenas uma questão de justiça social, mas também representa uma perda significativa para o avanço do conhecimento e da inovação.

“Quando mulheres são excluídas ou sub-representadas em carreiras científicas, perdemos o potencial criativo e a diversidade de perspectivas necessárias para enfrentar os desafios complexos que surgem atualmente, sejam eles relacionados à saúde, ao meio ambiente, à tecnologia ou em outras áreas”, afirma a parlamentar.

Ainda de acordo com Bia de Lima, “no Brasil, os números são alarmantes. A presença das mulheres em posições de destaque na academia e em instituições científicas é muito baixa, o que reflete não apenas uma falta de oportunidades equitativas, mas também uma cultura institucional que muitas vezes perpetua estereótipos de gênero e dificulta o avanço profissional das mulheres na ciência”, ressalta a deputada.

Veja as finalidades da proposta:

• I – Promover a equidade de gênero no ambiente acadêmico, científico e tecnológico, incentivando a participação das mulheres em todas as etapas da carreira científica, desde a formação até a inserção em cargos de liderança e tomada de decisão;
  • II – Estimular a realização de pesquisas e estudos sobre a situação das mulheres nas carreiras científicas, visando identificar desafios, obstáculos e oportunidades para sua plena participação e desenvolvimento profissional;
  • III – Fomentar a implementação de ações afirmativas, como cotas e programas de bolsas, para garantir o acesso das mulheres de baixa renda e de grupos sub-representados às carreiras científicas;
  • IV – Promover a igualdade salarial e de oportunidades entre homens e mulheres nas instituições de pesquisa e órgãos governamentais, combatendo a discriminação de gênero e valorizando o mérito acadêmico e científico;
  • V – Estabelecer parcerias com instituições de ensino, pesquisa, empresas e organizações da sociedade civil para o desenvolvimento e implementação de ações de promoção da presença feminina em carreiras científicas;
  • VI – Sensibilizar a sociedade e combater estereótipos de gênero que possam desencorajar as mulheres a seguir carreiras científicas, promovendo campanhas de conscientização e valorização do papel das mulheres na ciência;
  • VII – Criar programas de mentoria e apoio psicossocial para mulheres cientistas, visando fortalecer sua autoconfiança, capacidade de liderança e resiliência diante de desafios profissionais e pessoais.

A parlamentar aponta ainda que promover a igualdade de gênero da ciência é garantir um futuro mais justo e inclusivo para as mulheres, mas também contribuindo para o avanço da sociedade de forma geral.

Acesse o link https://alegodigital.al.go.leg.br//opinecidadao/detalhes.aspx?id=2176738, faça o cadastro e vote SIM no nosso projeto.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).