Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima prestigia entrega de títulos definitivos a famílias do Assentamento Terra e Liberdade, em Jataí

04 de Abril de 2024 às 17:28
Bia de Lima prestigia entrega de títulos definitivos a famílias do Assentamento Terra e Liberdade, em Jataí

A deputada estadual Bia de Lima (PT) participou nesta quinta-feira, 4, da cerimônia de entrega de títulos definitivos no Assentamento Terra e Liberdade, em Jataí, no sudoeste goiano. Desta vez, 45 famílias foram contempladas com os documentos de regularização das terras. 

Segundo a deputada, as famílias que moram no assentamento estão no local há cerca de 20 anos e produzem diversos alimentos e produtos. Ao falar sobre a importância da regularização das terras, Bia de Lima também ressaltou a necessidade da Reforma Agrária. 

“Muitas pessoas não conhecem o efeito da Reforma Agrária, mas é preciso esclarecer que não é invasão, não é tomar terra de ninguém. É, na verdade, dar a oportunidade para quem tem o perfil, tem a vontade de produzir e plantar, de criar seus filhos. Por meio do governo Lula, o Incra tem comprado e feito a entrega de diversas terras. Esse pessoal (do assentamento Terra e Liberdade) ficou mais de 10 anos acampado às margens da BR 364, e enquanto eu era vereadora pude ajudá-los para que hoje pudessem colher tantos frutos e benefícios. Hoje recebem o seu merecido título de regularização, e é uma alegria imensa fazer parte deste momento”, afirmou Bia de Lima.  

Essa foi a primeira etapa da entrega de documentos e teve a presença do superintendente do Incra Goiás, Elias D’agnelo. De acordo com o órgão, o trabalho para regularizar a situação das outras 40 famílias que vivem no assentamento e não receberem o título nesta quinta seguirá sendo realizado. A previsão é de que os títulos devem ser emitidos até o fim deste semestre.

O Título de Domínio, nome oficial do documento, tem validade de escritura pública e garante a posse efetiva da parcela da reforma agrária. Com o documento, os assentados passam à condição de pequenos proprietários de terra. O TD substitui o Contrato de Concessão de Uso (CCU), documento que as famílias recebem ao serem assentadas.

Assentamento Terra e Liberdade – 3T

O assentamento foi criado em 2007 numa área de 2,9 mil hectares na região sudoeste de Goiás, uma das mais férteis e produtivas do Estado. As famílias assentadas no Terra e Liberdade se dividem entre o cultivo de soja e milho e a criação de gado de leite.

No total, 85 famílias de trabalhadores rurais moram e exploram o Terra e Liberdade. Nesta primeira fase de emissão/entrega de títulos definitivos, 45 receberão o documento que garante a posse definitiva de suas terras.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.