Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto que institui a Política Estadual de Incentivo à Economia Circular é sancionado pelo Governo de Goiás

19 de Abril de 2024 às 16:45
Projeto que institui a Política Estadual de Incentivo à Economia Circular é sancionado pelo Governo de Goiás

Foi sancionada pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), a Lei n° 22.593, de 5 de abril de 2023, que institui a Política Estadual de Incentivo à Economia Circular. A iniciativa da nova lei é da deputada Bia de Lima (PT) e do deputado Virmondes Cruvinel (UB).

Para os efeitos da lei, entende-se por economia circular o sistema de produção e de consumo que viabiliza o reaproveitamento, a reparação, o recondicionamento e a reciclagem de materiais e produtos.

Já os objetivos são reduzir o impacto ambiental da cadeia produtiva estadual e municipal; estimular a economia da reciclagem; premiar boas práticas de produção e de oferta de serviços; introduzir nos consumidores a noção de responsabilidade ambiental de suas escolhas; estimular a implementação de programas de coleta seletiva em parceria com municípios, entre outros.

A lei aponta que a economia circular é um conceito baseado na inteligência da natureza, em que os resíduos são insumos para a produção de novos produtos, e que se opõe ao processo produtivo da economia linear, na qual a cadeia produtiva se ocupa apenas de extrair recursos, produzir bens e descartar os rejeitos.

A legislação também institui o Selo Produto Economicamente Circular, para estimular práticas de produção e de consumo sustentáveis, e desestimular o consumo de bens que não atendam aos princípios da economia circular e da sustentabilidade.

“Fico feliz com a sanção da lei, que só tem a contribuir em todo o Estado. O objetivo é incentivar a formulação de projetos e políticas públicas de economia circular, com potencial de promover desenvolvimento econômico associado a boas práticas de produção e consumo”, afirma a deputada.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.