Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Após vitória na Justiça, Governo de Goiás terá de restituir aposentados por desconto previdenciário indevido

14 de Maio de 2024 às 18:34
Após vitória na Justiça, Governo de Goiás terá de restituir aposentados por desconto previdenciário indevido

O Tribunal de Justiça de Goiás deu ganho de causa ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) na ação coletiva referente à taxação indevida de 14,25% dos trabalhadores na educação aposentados de Goiás, entre os anos de 2020 e 2021. 

A deputada estadual Bia de Lima (PT), que também é presidente da entidade, celebrou a conquista do sindicato, que deve beneficiar milhares de aposentados em todo o Estado. 

“Essa é uma luta de muitos anos, para fazer com que o Estado devolva aquilo que descontou de forma indevida de todos os aposentados da educação, no período de 2020 e 2021. Eles foram atingidos frontalmente por esse confisco, porque essa cobrança é absurda. Esse é um recurso muito necessário para os aposentados e, agora, o Estado será obrigada a devolver o que foi tirado de forma indevida. O próprio Sintego fará a execução da ação”, afirma a deputada. 

Ação no STF 

Desde 2020, tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) a ação definitiva sobre o desconto previdenciário dos aposentados de Goiás. A tentativa é para suspender o desconto de 14,25%, que vem sendo cobrado dos aposentados da educação desde abril daquele ano. O desconto foi aprovado na Reforma da Previdência, pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), em dezembro de 2019. 

O recurso, chamado Reclamação, tem como finalidade adequar o desconto previdenciário apenas para situações em que a lei assegure a cobrança com base no déficit atuarial e que seja de vencimentos acima do benefício do Regime de Previdência Social, ou seja, acima de R$ 6 mil, como era antes da Reforma da Previdência.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.