Notícias dos Gabinetes
Terezópolis pode se tornar capital estadual do requeijão
O município de Terezópolis de Goiás pode se tornar a Capital Estadual do Requeijão. Projeto de lei do deputado Amilton Filho (MDB), apresentado em Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), na semana passada, propõe instituir esse título à cidade, localizada entre Goiânia e Anápolis, às margens da BR-060. O deputado diz que o requeijão moreno produzido na cidade é uma iguaria muito popular que tem ganhado notoriedade não só em Goiás, mas também no Brasil. Por isso, conceder tal título ao município é uma iniciativa mais do que justa.
“Terezópolis é quase uma parada obrigatória para quem trafega na BR-060 entre Anápolis e Goiânia, onde os comércios à beira da rodovia, por fabricarem o requeijão de forma artesanal, têm despertado interesse e curiosidade dos usuários da estrada”, completou.
O requeijão de Terezópolis de Goiás é tão popular que, em apenas uma barraca, a tradicional “Requeijão da Vovó Onízia”, responsável pela produção e disseminação do prato, são fabricados e comercializados cerca de 900 unidades por dia, fora a produção das peças das demais barracas que vendem requeijão, como a Dona Maria do Carmo, que produz cerca de 150 peças diariamente.
“Além disso, em reconhecimento à sua longa tradição, que remonta décadas, e a importância do requeijão no giro da economia da cidade, gerando emprego e renda para a população, considero apropriado conceder a Terezópolis o título de Capital Estadual do Requeijão”, pontua o deputado.