Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima propõe Semana “Penha Vai Valer”, com atividades em respeito às mulheres

22 de Maio de 2024 às 09:36
Bia de Lima propõe Semana “Penha Vai Valer”, com atividades em respeito às mulheres

A deputada Bia de Lima (PT) apresentou, nesta terça-feira, 21, o projeto de lei que institui a semana estadual “Penha Vai Valer”. A proposta é para que a semana componha o Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, a ser realizada anualmente, na primeira semana do mês de agosto, em consonância com o aniversário da Lei Maria da Penha.

De acordo com o PL, sugerido pela Coordenação da Mulher, do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), durante a semana “Penha Vai Valer” serão realizadas atividades de capacitação para bares, restaurantes e setores do entretenimento, com foco na aplicação do protocolo “Não é Não” e na promoção da cultura do respeito às mulheres, cuja metodologia será desenvolvida e regulamentada pelo TJGO.

A proposta inclui ainda a realização de um festival gastronômico, aberto à participação dos estabelecimentos que tenham integrado o curso de capacitação, e cria o Selo "Penha Vai Valer", a ser concedido aos bares, restaurantes e setores do entretenimento que participarem das atividades da semana.

Entre as diretrizes incluídas no PL, estão: o desenvolvimento de programas de capacitação específicos para bares, restaurantes e setores do entretenimento, com enfoque na aplicação do protocolo “Não é Não”, e na promoção da cultura do respeito às mulheres; a realização de campanhas de conscientização e divulgação sobre a semana estadual "Penha Vai Valer", seus objetivos e atividades, por meio de todos os meios de comunicação disponíveis no Estado de Goiás; implementação de mecanismos de monitoramento e avaliação da eficácia das ações realizadas durante a semana, incluindo a definição de metas, indicadores e relatórios de acompanhamento; e oferta de capacitação contínua aos profissionais dos bares, restaurantes e setores do entretenimento ao longo do ano, por meio de workshops, cursos online, materiais educativos e outras iniciativas.

 “A motivação para tal iniciativa está baseada na necessidade premente de combater a violência contra a mulher, promover a cultura do respeito e fortalecer a rede de apoio às vítimas de violência doméstica e familiar. Ao estabelecer diretrizes claras para a semana "Penha Vai Valer", como a realização de atividades de capacitação para os setores de bares, restaurantes e entretenimento, a intenção é fomentar a aplicação do protocolo “Não é Não” e disseminar uma cultura de respeito e igualdade de gênero”, afirma a deputada Bia de Lima.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.