Em entrevista, Bia de Lima repercute ações da educação em Goiânia e em Goiás

27 de Maio de 2024 às 09:25
Em entrevista, Bia de Lima repercute ações da educação em Goiânia e em Goiás

A deputada estadual Bia de Lima (PT) participou na manhã dessa quinta-feira, 23, do Jornal da Sucesso, na Rádio Sucesso FM, na capital goiana. A parlamentar dividiu a bancada com os apresentadores Ravena Carvalho e Coronel Urzêda, ocasião em que abordou diversos assuntos sensíveis à população, especialmente aos trabalhadores da educação, categoria que representa.

Durante a conversa, a deputada chamou a atenção para os futuros gestores que vão disputar as eleições municipais deste ano. “Os novos concorrentes a gestores têm que compreender que a educação é uma prioridade não só retórica, não deve estar presente só no discurso da campanha, é preciso que seja priorizada a prática”, alertou ela.

A deputada, que também preside o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), falou sobre o esforço feito no Município de Goiânia, para o pagamento correto da categoria. “Até hoje não conseguimos nada com a Prefeitura de Goiânia, cobrei do prefeito Rogério Cruz na tribuna da Alego e ainda assim ainda não tivemos o pagamento do piso salarial para os professores e da data-base para os administrativos. E olha que temos buscado junto às secretarias, mas estão sentados em cima do dinheiro da educação. Desse jeito fica impraticável, o pessoal está querendo fazer greve novamente. Quero resolver sem ter que paralisar as atividades de novo”, completou ela.

Ações do Governo Federal

Bia de Lima também falou sobre as ações do Governo Federal relativas à educação que estão sendo aplicadas em Goiás. Ela enfatizou o Programa Pé-de-Meia, que oportuniza a continuidade dos estudos de jovens em todo o território nacional.

“O Programa Pé-de-Meia é revolucionário. Existe um gargalo grande no Ensino Médio do Brasil, já que os estudantes saem do ensino fundamental e, por diversos motivos, sejam eles pela necessidade de entrada no mercado de trabalho ou ainda a falta de perspectivas, não entram no ensino superior. Então o Governo Federal está estimulando que os alunos estejam nas escolas. O presidente Lula lançou o programa, que oferece R$ 200 todo mês e, se o aluno fizer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ganha mais R$ 1.000, tendo a possibilidade de conseguir R$ 9,2 mil ao longo dos três anos do ensino médio”, disse ela.

No entanto, a deputada ressaltou que o Estado de Goiás está na contramão do avanço. “Em Goiás, nós estamos na contramão dessa escalada, já que a Secretaria de Estado da Educação fechou escolas do ensino noturno e quase 15 mil jovens não conseguiram terminar o ensino médio noturno”, pontuou.

Mas a parlamentar relembrou que os investimentos feitos no Estado são favoráveis. “O Governo Federal está recebendo investimentos, teremos outros três Institutos Federais, em Quirinópolis, Porangatu e Cavalcante, que terá um olhar diferenciado para a população kalunga da região”, finalizou.

Hotel da Educação

Outro ponto destacado por Bia de Lima na entrevista foi o Hotel da Educação. Segundo ela, a sede do Sintego será transferida do Setor Coimbra para o Centro de Goiânia, onde também terá como anexo o Hotel da Educação.

De acordo com a deputada, o estabelecimento será um local para hospedar professores de todo o Estado em trânsito. O hotel será na Rua 9, entre as ruas 4 e 5, nas proximidades da Praça do Bandeirante.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).