Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Audiência Pública na Alego aprofunda debate sobre fibromialgia

03 de Junho de 2024 às 10:21
Audiência Pública na Alego aprofunda debate sobre fibromialgia

Doença que se manifesta em diferentes níveis, segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia, atingindo de 2% a até 12% da população adulta no Brasil, a fibromialgia foi alvo de debate, neste início de semana, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O assunto foi trazido à tona pela deputada estadual, Vivian Naves (PP). 

 Vivian, que é presidente da Comissão de Assistência Social da Alego aprovou em Plenário e conseguiu fazer virar lei, após sanção do governador, Ronaldo Caiado, em agosto de 2023, a ampliação da política estadual e de atenção integral às pessoas que sofrem de fibromialgia em Goiás.

A audiência pública desta semana é a continuação dessa luta, que visa emergir o assunto para a atenção das famílias, bem como dos profissionais de saúde e educação, facilitando o diagnóstico precoce e imediato tratamento, que são decisivos na garantia de qualidade de vida dos portadores da síndrome.

“Essa audiência vem no contexto da campanha ‘Maio Roxo’. O objetivo é ampliar o debate sobre políticas públicas direcionadas ao bem-estar de pessoas que sofrem com a fibromialgia, que é uma doença que não se fala em cura, mas que se pode chegar a uma vida muito próxima do normal com o devido diagnóstico e intervenção médica. Daí a importância de fomentarmos o assunto”, explicou a deputada.

A audiência teve a parceria de Vivian com o deputado Gustavo Sebba (PSDB), que participou de forma remota. O debate foi realizado ainda em conjunto com a Comissão de Saúde, abrindo espaço para que médicos e representantes de pessoas acometidas com a patologia pudessem dar sua contribuição.

“Vejo um ambiente muito propício para transformarmos Goiás em uma referência nacional nesse assunto. O governador Caiado, como um profissional da saúde, é muito sensível a esse tipo de causa, sobretudo quando falamos em um público acometido majoritariamente de mulheres e também com alta incidência em crianças e adolescentes. Temos condições de minimizar este problema”, salienta Vivian.

Gabinete Dep. Vivian Naves Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.