Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem vai coordenar audiência pública “PEC 45/2023: criminalização da posse e porte de qualquer quantidade de drogas”, na terça, 18

17 de Junho de 2024 às 08:30
Mauro Rubem vai coordenar audiência pública “PEC 45/2023: criminalização da posse e porte de qualquer quantidade de drogas”, na terça, 18

Por iniciativa do deputado estadual Mauro Rubem (PT), em parceria com o Coletivo Mente Sativa, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizará, na próxima terça-feira, 18, às 9 horas, no auditório 01, a Audiência Pública “PEC 45/2023: criminalização da posse e porte de qualquer quantidade de drogas”.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/23 inclui um inciso na Constituição Federal Brasileira para tornar crime a posse e o porte de qualquer quantidade de droga ilícita, como maconha, cocaína ou ecstasy. Nesse caso, bebidas alcoólicas são drogas, mas não serão enquadradas.

A PEC é oriunda do Senado, onde já foi aprovada, e está em análise na Câmara dos Deputados. A proposta é de autoria do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado.

Traficante ou usuário

De acordo com o texto, a Justiça deverá fazer a distinção entre traficante e usuário pelas circunstâncias fáticas do caso concreto, aplicando aos usuários penas alternativas à prisão e tratamento contra dependência.

Como é hoje

Atualmente, a Lei Antidrogas considera crime comprar, guardar, transportar ou trazer consigo drogas para consumo pessoal.

Se a PEC 45/23 for aprovada, a criminalização do usuário passa a integrar a Constituição Federal, portanto, em hierarquia normativa superior a uma lei ordinária.

Nessa audiência, o objetivo é debater o assunto com a sociedade. O diálogo público visa fomentar essa discussão, bem como desmistificar até que ponto criminalizar o usuário em uma sociedade elitista, racista e violenta não irá aumentar o encarceramento somente de pessoas humildes sem reduzir os danos pretendidos com a PEC, entre outros aspectos que envolvem saúde pública, direitos e deveres etc. 

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.