Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Plenário da Assembleia Legislativa aprova Entrega Legal de recém-nascidos e projeto vai à sanção

17 de Junho de 2024 às 09:31
Plenário da Assembleia Legislativa aprova Entrega Legal de recém-nascidos e projeto vai à sanção

O Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou, na tarde da última terça-feira, 11, em segunda e definitiva votação, o projeto de Lei  nº 1113/23, de autoria da deputada Vivian Naves (PP). O texto prevê a criação da Política da Entrega Legal de recém-nascidos em Goiás. O texto, que vai agora à sanção do governador, Ronaldo Caiado (UB), visa combater o abandono de recém-nascidos, ampliando a rede de apoio para o acolhimento dos bebês oriundos de mães e de famílias que, de maneira espontânea, abriram mão da guarda.

Autora da lei, Vivian explica que a legislação, em consonância com o texto federal sobre o tema, normatizará as ações do poder público em casos onde, por questões financeiras, de saúde ou outros casos específicos, como mães detentas, os bebês possam ter o processo de adoção facilitado.

“É papel do Estado promover a conscientização de jovens sobre a responsabilidade da maternidade, incentivar as políticas de reforço social e apoio às famílias, mas existem situações  em que é preciso acolher o recém-nascido, porque absolutamente nada é pior que o abandono”, justifica a parlamentar.

A legislação aprovada pelo legislativo estadual prevê acompanhamento psicológico das genitoras para garantia de sua saúde, bem como do bebê. “O ideal é que existe esse protocolo de atendimento, minimizando todos os danos”, acrescentou Vivian.

Gabinete Dep. Vivian Naves Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.