Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de Amilton Filho que homenageia empresário torna-se lei

25 de Junho de 2024 às 09:25
Projeto de Amilton Filho que homenageia empresário torna-se lei

O governador Ronaldo Caiado (UB) sancionou o projeto de lei do deputado estadual Amilton Filho (MDB) que homenageia o empresário sírio radicado em Anápolis, José Miguel Hajjar. Com a sanção, o PL do parlamentar tornou-se lei após publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) e a unidade do Vapt-Vupt da Avenida Brasil Sul, em Anápolis, passa a ser denominada José Miguel Hajjar. Ele foi um dos mais importantes empreendedores e empresários da cidade a partir dos anos 1960. Para o deputado, a homenagem se justifica devido “ao exemplo de empreendedorismo, de visão empresarial e à contribuição do homenageado para o desenvolvimento econômico e social de Anápolis e do Estado”. 

Amilton lembra que José Miguel foi um homem visionário, um empresário decisivo para a cidade de Anápolis, que se tornou polo atacadista até os anos 1980 graças à forte atuação de Hajjar nesse ramo de atividade e, posteriormente, o mais importante polo farmacêutico do Brasil, graças também à sua participação no segmento, lembrou o deputado.

José Miguel Hajjar nasceu em 1940 na aldeia de Bdada, na Síria. Com as consequências nefastas da Segunda Guerra Mundial, ele e seus pais mudaram-se para o Brasil, mais precisamente para Anápolis, com apoio do seu tio, pioneiro na cidade, Jorge Pedreiro. Aos 13 anos, José Miguel tornou-se office boy e, aos 20 anos, em 1960, abriu sua primeira empresa, o Armazém Goiás, que se tornaria um dos maiores atacadistas de Anápolis.

Mais tarde, fundou o Goiás Atacado e, nos anos 2000, a Geolab Indústria Farmacêutica, no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia). Em suas empresas, José Miguel Hajjar gerou 700 empregos diretos e mais de 1.500 indiretos. 

O empresário também é um dos fundadores do Anápolis Futebol Clube, que em 1965 foi campeão goiano. Faleceu aos 77 anos, em 2017, vítima de câncer no cérebro. Deixou a esposa, Maria Lúcia Salomão, cinco filhas (Viviane, Cristiane, Grace, Cláudia e Érica), quatro genros e dez netos.

Gabinete Dep. Amilton Filho Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.