Deputada da educação, Bia de Lima homenageia os 25 anos da UEG

26 de Junho de 2024 às 14:07
Deputada da educação, Bia de Lima homenageia os 25 anos da UEG

A deputada estadual Bia de Lima (PT), que também preside a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Goiás, promoveu na manhã desta quarta-feira, 26, uma sessão solene em homenagem aos 25 anos da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Professores, funcionários, ex-funcionários, estudantes e gestores da instituição receberam a Medalha do Certificado do Mérito Legislativo.

Na abertura da solenidade, Bia enalteceu a história de luta da instituição. “Foram muitas as dificuldades enfrentadas pela UEG. Num primeiro momento, a busca foi por qualificar os professores. Como professora da rede pública de educação e também por minha atuação no Sintego (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás), sempre estive ao lado de vocês, ora cobrando, ora defendendo, ora lutando para não deixar fechar, ora buscando mais recursos. Por isso me sinto tão feliz de poder defender essa instituição, inclusive compondo a Frente de Defesa da UEG, aqui na Alego”, disse Bia.

Segundo Bia de Lima, a UEG viveu momentos traumáticos devido à escassez de recursos, fechamento de unidades, além de um avanço desordenado que tentou fazer da instituição um instrumento de barganha política. “Isso não foi legal. Criou-se uma expectativa na sociedade, que não foi possível atender. Sei que todos passaram por dificuldades, mas há um esforço para manter os campi bem estruturados não só do ponto de vista estrutural, mas também do corpo técnico e docente, com mais uniformidade”, ressaltou a deputada, chamando a atenção para a revisão do plano diretor do ensino superior de Goiás.

Ainda de acordo com a parlamentar, a UEG tem o papel de produzir e socializar o conhecimento científico e o saber, desenvolver a cultura e a formação integral de profissionais e indivíduos capazes de se inserirem criticamente na sociedade e promoverem a transformação da realidade socioeconômica do Estado de Goiás e do Brasil.

Bia ressaltou ainda a chegada do novo plano de carreira para os professores da UEG, já aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e em apreciação pelo Plenário da Alego. Segundo ela, os docentes da instituição se qualificaram e esperaram por anos um reconhecimento que não chegava. Agora, depois de muita luta, o novo plano possibilitará a valorização da carreira.

Compondo a mesa do evento, a deputada federal Delegada Adriana Accorsi (PT) reforçou que a UEG é um patrimônio dos goianos. “Eu reafirmo a importância da UEG para o desenvolvimento do povo goiano, na realização de sonhos e para alcançar nossos objetivos individuais e coletivos. Nesse sentido a gente não deixa de ressaltar o papel da UEG para o povo goiano. É um patrimônio do povo que tem colaborado para o desenvolvimento do nosso Estado”, disse.

Um dos homenageados na solenidade, o reitor da UEG, Antônio Cruvinel Borges Neto, disse que, apesar de ser jovem, a universidade tem a capacidade de transformar vidas. Segundo ele, atualmente 78% dos alunos são oriundos de famílias com renda de até 3 salários mínimos.

“A UEG é o resultado do esforço de cada um. Conseguir fazer com que essa universidade possa avançar é um desafio, mas fico feliz em saber que o diálogo sempre tem vencido. Ampliamos o nosso orçamento inicial e hoje temos um orçamento da ordem de R$ 411 milhões. Isso foi possível graças a uma competente equipe de gestão, com técnicos capacitados, destinados a resolver os problemas de cada unidade”, pontuou o reitor.

Representando o corpo docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG), a professora Mayra Caiado Paranhos, condecorada com a Medalha Pedro Ludovico Teixeira, destacou que receber a honraria é ser reconhecida pelo Estado de Goiás. “Hoje, após 25 anos, a UEG contribuiu significativamente para a educação superior dos jovens goianos. Educação é uma jornada que exige paciência, dedicação e amor pelo ensino e desenvolvimento humano. Ensinar vai muito além de mediar conhecimentos. É preparar os discentes para as lutas do mundo. Por isso, dedico essa medalha para todos os professores do Estado de Goiás. Todos sãos heróis e a base de uma sociedade mais justa e igualitária”.

Falando em nome dos técnicos administrativos da instituição, Thalita Silva disse que se sente orgulhosa em trabalhar no local e participar da transformação de tantas famílias. “É um grande orgulho ser servidora pública e conseguir entregar tanto para a população. É um grande poder de transformação social, somos poucos, trabalhamos muito, mas nosso serviço é recompensado na realidade transformada”, finalizou.

E, representando os estudantes da universidade, Cássia Valéria de Souza agradeceu a homenagem e enfatizou a importância da UEG em sua vida. “Gostaria de falar que a UEG é a realização de um sonho e estar vivendo esse sonho é uma honra. Esperei longos anos para fazer o curso de direito e, tenho certeza, se não fosse por essas mulheres que estão aqui hoje, eu não teria conseguido”, confessou.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).