Notícias dos Gabinetes
Projeto de Amilton Filho que homenageia empresário torna-se lei
O governador Ronaldo Caiado (UB) sancionou o projeto de lei do deputado estadual Amilton Filho (MDB) que homenageia o empresário sírio radicado em Anápolis, José Miguel Hajjar. Com a sanção, o PL do parlamentar tornou-se lei após publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) e a unidade do Vapt-Vupt da Avenida Brasil Sul, em Anápolis, passa a ser denominada José Miguel Hajjar. Ele foi um dos mais importantes empreendedores e empresários da cidade a partir dos anos 1960. Para o deputado, a homenagem se justifica devido “ao exemplo de empreendedorismo, de visão empresarial e à contribuição do homenageado para o desenvolvimento econômico e social de Anápolis e do Estado”.
Amilton lembra que José Miguel foi um homem visionário, um empresário decisivo para a cidade de Anápolis, que se tornou polo atacadista até os anos 1980 graças à forte atuação de Hajjar neste ramo de atividade e, posteriormente, o mais importante polo farmacêutico do Brasil, graças também à sua participação neste segmento, lembrou o deputado.
José Miguel Hajjar nasceu em 1940 na aldeia de Bdada, na Síria. Com as consequências nefastas da Segunda Guerra Mundial, ele e seus pais mudaram-se para o Brasil, mais precisamente para Anápolis, com apoio do seu tio, pioneiro na cidade, Jorge Pedreiro. Aos 13 anos, José Miguel tornou-se office boy e, aos 20 anos, em 1960, abriu sua primeira empresa, o Armazém Goiás, que se tornaria um dos maiores atacadistas de Anápolis.
Mais tarde, fundou o Goiás Atacado e, nos anos 2000, a Geolab Indústria Farmacêutica, no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia). Em suas empresas, José Miguel Hajjar gerou 700 empregos diretos e mais de 1.500 indiretos.
O empresário também é um dos fundadores do Anápolis Futebol Clube, que em 1965 foi campeão goiano. Faleceu aos 77 anos, em 2017, vítima de câncer no cérebro. Deixou a esposa, Maria Lúcia Salomão, cinco filhas (Viviane, Cristiane, Grace, Cláudia e Érica), quatro genros e dez netos.