Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
“Muito importante”, diz Bia de Lima sobre sanção do Novo Ensino Médio

07 de Agosto de 2024 às 08:33
“Muito importante”, diz Bia de Lima sobre sanção do Novo Ensino Médio

Após a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto do Novo Ensino Médio (NEM), a deputada estadual Bia de Lima (PT) celebrou a iniciativa, apesar de reforçar que os profissionais da educação esperavam mais ousadia. 

A lei foi sancionada na última quinta-feira, 1º, com alguns vetos. As redes de ensino terão até o fim de 2024 para adequar a oferta de professores à nova lei. 

“O presidente Lula sancionou o NEM, o que foi muito importante, pois atendeu algumas necessidades, mas outras não foram possíveis, queríamos que fosse um projeto mais ousado. Mas é salutar que agora o Brasil tenha uma lei que ampara o ensino médio, isso era algo que exigia urgência do Ministério da Educação (MEC)”, disse a deputada. 

Nos três anos do ensino médio, a carga horária não muda - permanece como é hoje, com três mil horas. Mas a divisão entre as disciplinas obrigatórias e as optativas - de aprofundamento de conhecimento em áreas específicas - vai mudar. Hoje, são 1,8 mil horas para as obrigatórias e 1,2 mil para as optativas. As obrigatórias crescem para 2,4 mil horas e optativas passam para 600 horas.

A lista de disciplinas obrigatórias aumentou. Além de português, matemática, educação física, arte, sociologia e filosofia, entram inglês, ciências da natureza e ciências humanas. O espanhol segue sendo matéria optativa.

Outro ponto destacado pela parlamentar foi a manutenção do formato do Enem. Segundo ela, o presidente decidiu que a prova siga na mesma dinâmica para que os estudantes não sejam prejudicados. Com isso, as provas do Enem seguem cobrando apenas o conteúdo básico, que é igual para todos. As mudanças só devem ocorrer nos anos seguintes. 

“A manutenção do formato do Enem é muito importante, porque os alunos já estão em curso. As mudanças podem desestabilizar a formação e os resultados dos alunos nesse momento, então foi acertada a decisão”, completou ela.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.