Notícias dos Gabinetes
“Valorizar quem faz a educação”: Bia de Lima cobra plano de carreira do magistério, após resultado do Ideb
A deputada estadual Bia de Lima (PT) cobrou, em Plenário, que o Governo de Goiás encaminhe o novo plano de cargos e carreiras dos professores da rede estadual de ensino, com a valorização dos profissionais.
A cobrança ocorre no dia da divulgação do resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente ao ensino médio, de 2023. Conforme o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Goiás volta ao topo do ranking, calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
“No dia em que o Estado de Goiás retoma a 1° colocação do Ideb, é preciso reforçar a importância de valorizar quem de fato faz a educação de Goiás: os trabalhadores. Foi prometido que nós teríamos um novo plano de carreira dos professores. Esse plano já era para ter chegado aqui na Alego, mas até agora não chegou”, afirmou ela.
Em seu discurso, Bia de Lima destacou a discrepância entre as ações governamentais e as necessidades do setor. "Goiás vem fazendo muito pela educação, porém, isso se dá na parte estrutural. Quando falamos dos recursos humanos, no sentido de respeitar os profissionais da educação, sejam eles da ativa ou aposentados, infelizmente a situação não é essa", afirmou.
As escolas de Goiás atingiram a maior média registrada para o ensino médio público no País, com uma pontuação de 4,8 no Ideb. No total, em relação à taxa de aprovação do ensino médio em 2023, Goiás alcançou média de 98,3 com destaque para o terceiro ano do ensino médio, que ficou com 99,1 pontos.