Projeto de Bia de Lima institui Política de Incentivo à Literatura Goiana

28 de Agosto de 2024 às 08:47
Projeto de Bia de Lima institui Política de Incentivo à Literatura Goiana

A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou nesta terça-feira, 27, o projeto de lei que institui a Política Estadual de Incentivo à Literatura Goiana. De acordo com a parlamentar, entre os objetivos da propositura estão a valorização da literatura produzida em Goiás; incentivo à leitura de obras e autores goianos; acesso facilitado às obras produzidas em Goiás; fomento à produção literária no Estado; estímulo ao desenvolvimento da literatura regional e a preservação da cultura literária goiana como patrimônio cultural.

O projeto também prevê a implementação de políticas públicas e estratégias voltadas para o incentivo à leitura, como a disponibilização das obras em escolas e bibliotecas, bem como a divulgação em meios de comunicação e canais digitais, ampliando o alcance e o impacto da literatura regional.

“A literatura goiana é um importante componente do patrimônio cultural do nosso Estado. Por meio das obras de autores goianos, são retratadas as tradições, os costumes e a história do povo de Goiás, promovendo o reconhecimento e a valorização da nossa identidade cultura. Este projeto busca garantir que essa riqueza cultura seja preservada e difundida”, completou a deputada.

Bia, que também é presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Goiás, reforça ainda que, ao promover a leitura de obras de autores goianos, o Estado cria oportunidades para que os estudantes e a comunidade geral sejam estimulados à leitura, como também fortalece o vínculo dos leitores com a cultura local.

“A literatura é um instrumento essencial para a construção da identidade cultural de um povo, contribuindo para o desenvolvimento intelectual e emocional dos indivíduos. No entanto, a literatura regional, muitas vezes, não recebe a devida atenção e apoio, o que dificulta a difusão das obras e o reconhecimento dos escritores locais, e nossa intenção com esse projeto é  fortalecer a difusão da riqueza literária que nós”, aponta Bia de Lima.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).