Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima propõe estabelecer formação e apoio a pais e mães atípicas de Goiás
Instituir uma política estadual que ampare e dê suporte às mães e pais atípicos é um dos objetivos do projeto de lei apresentado pela deputada estadual Bia de Lima (PT), apresentado em sessão plenária da Assembleia Legislativa de Goiás. Além disso, o PL prevê capacitação aos pais e mães que tenham filhos com deficiências ou apresentem condições de saúde atípicas.
Para Bia, a política é fundamental para a educação de crianças com diferentes deficiências. “Essa política é de suma importância para assegurar que esses pais e mães recebam o suporte necessário para desempenharem seu papel da melhor forma possível, garantindo o bem-estar e a qualidade de vida de seus filhos”.
O projeto de Bia de Lima que institui a Política Estadual de Formação e Apoio de Pais e Mães Atípicas no Estado de Goiás tem como diretrizes a realização de cursos e workshops para os pais e mães sobre cuidados específicos e estratégias de manejo para crianças com condições especiais; treinamentos sobre direitos e acesso a serviços de saúde e educação para crianças atípicas; disponibilização de serviços de apoio psicológico e emocional, entre outros.
A propositura ainda traz o desenvolvimento e implementação de programas de capacitação; divulgação e acessibilidade dos serviços e programas oferecidos e o monitoramento para avaliar a efetividade dos programas, além de propor melhorias.
“Esta proposta é um passo importante para garantir que pais e mães atípicas no Estado de Goiás recebam o suporte e a capacitação necessários para enfrentar os desafios únicos que enfrentam, promovendo uma sociedade mais inclusiva e solidária”, completou a deputada Bia de Lima.