Notícias dos Gabinetes
“Os jovens são o presente”, diz Bia de Lima em solenidade para homenagear juventude
A deputada estadual Bia de Lima (PT) realizou, na manhã da última sexta-feira, 30, uma sessão solene no Plenário Iris Rezende Machado, da Assembleia Legislativa de Goiás, em homenagem ao Dia Internacional da Juventude, comemorado no último dia 12. Na ocasião, mais de 250 jovens goianos foram contemplados com o Certificado de Honra ao Mérito Legislativo.
Ao abrir o evento, Bia pontuou que, desde o início do mandato, tem a juventude como uma das pautas prioritárias. “Como professora, sempre defendi o relevante papel da juventude na transformação da sociedade, tendo cada dia mais e mais oportunidades. Os jovens não são o futuro do País, eles são o presente!”, afirmou a deputada.
“Sintam o nosso mandato como uma alavanca para incentivar a juventude a buscar o seu caminho, os seus sonhos e oportunidades. Essa é a nossa tarefa”, completou a Bia de Lima.
A parlamentar falou sobre a sua trajetória política, que teve início no movimento estudantil, que ela chamou de “grande escola”. “Comecei a ter consciência política no movimento estudantil, ao final do ensino médio. Depois que entrei na faculdade, fui presidente do Centro Acadêmico Paulo Freire e depois do DCE".
Bia de Lima parabenizou as entidades estudantis pela busca e reivindicação dos direitos dos estudantes, como direito à gratuidade no transporte público, mais vagas nas universidades públicas e restaurantes universitários. A parlamentar observou, ainda, que a juventude tem se mostrado mais tolerante e consciente sobre os malefícios do uso de drogas, combate à violência doméstica e crimes de ódio como racismo e homofobia.
Participações
Compondo a mesa da solenidade, a defensora pública Débora Vidal, falou pelo filho homenageado e revelou que a deputada Bia vem desenvolvendo um grande trabalho em conjunto com a Defensoria Pública do Estado de Goiás.
Débora desafiou os jovens presentes a trazerem ideias de projetos a favor dos estudantes, que possam ser desenvolvidos pelo órgão, tanto na área do esporte, saúde, lazer e educação. “Vocês podem contar com a Defensoria Pública e comigo a todo momento, podem nos contactar presencialmente, nas redes sociais, estamos inclinados a trabalharmos juntos em prol da juventude”.
O secretário da Juventude do município de Uruaçu, Jean Paulo Ribeiros dos Anjos, endossou a fala da deputada Bia de Lima e afirmou que a juventude é um instrumento de mudança para melhorar a sociedade.
“As políticas públicas da juventude chegam primeiro nas regiões metropolitanas e raramente chegam às cidades do interior. Mas é notória e reconhecida a quantidade de políticas públicas que estão em desenvolvimento pelo Governo Federal, mesmo que o caminho seja longo. É preciso fortalecer o sistema da juventude no interior, para isso precisamos da ajuda dos parlamentares desta Casa e do Congresso Nacional, de modo a implantarmos as leis como ela existem no estatuto da juventude”, disse ele.
A DJ e produtora do evento Baile Black, Iara Kevene Pereira Patrocínio, destacou a importância dos bailes, que buscam dar visibilidade à cultura negra e enfrentar o preconceito racial e o sexismo. Segundo ela, sem o apoio da juventude e da militância, a realização do projeto não seria viável.
Iara conta que sempre enfrentou dificuldades em encontrar espaços para realização da festa. "Foi quando decidimos inserir o movimento de militância dentro de uma festa, para que as pessoas percebam que estamos realmente fazendo a diferença", afirmou.
"O Baile Black é uma forma de aquilombar, de reler nossa história e nossa cultura, agradeço a todos que apoiam a iniciativa e contribuíram para o sucesso do evento”, concluiu.
Secretária no Centro Acadêmico de Turismo do Instituto Federal de Goiás (IFG), Ana Thereza Borges de Oliveira, subiu à tribuna durante a sessão para falar sobre a força da juventude goiana.
“Olhando para vocês, eu vejo a força da juventude. Nós estamos aqui representando ideias, coletivos, projetos, ligas acadêmicas, escolas, grêmios, enfim. A gente vê a força da juventude goiana e a vontade de crescer e fazer as coisas acontecerem na nossa cidade. E que a gente consiga olhar para o lado, para as famílias e os amigos e ter a ciência de que nossa luta já passou a individualidade”, encerrou.
O diretor da União Nacional dos Estudantes, Adriel Ferreira agradeceu à deputada estadual Bia de Lima, não apenas pela iniciativa de realizar a sessão, mas também por ser uma voz incansável na defesa da juventude, da educação e dos direitos sociais no Estado. "Deputada, a sua trajetória é um exemplo para todos nós, e é uma honra poder contar com a sua liderança e apoio em nossas lutas”.
Citando Paulo Freire, ele lembrou que "a educação não transforma o mundo; a educação muda às pessoas", reforçando o papel fundamental que a educação tem na formação de jovens conscientes e engajados. "Que este dia seja uma celebração das nossas conquistas e um incentivo para continuarmos a nossa caminhada. Parabéns, juventude do Estado de Goiás. Viva a UNE, viva a juventude, e vamos à luta!", finalizou.
Por fim, o representante da União Estadual dos Estudantes, Ranilson Júnior apontou a força dos movimentos estudantis para o fim do que chamou de “obscurantismo”. “É bem-dito que tivemos avanços, mas isso se deu através das luta do movimento estudantil. E precisamos lutar mais, pois o que nos faz jovem é o espírito rebelde em não se contentar só com aquilo que recebemos. Temos muitos direitos conquistados, mas precisamos de mais”, destacou.