Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima propõe Programa de Fomento às Brigadas de Combate e Prevenção às Queimadas

05 de Setembro de 2024 às 13:04
Bia de Lima propõe Programa de Fomento às Brigadas de Combate e Prevenção às Queimadas

Com o Estado enfrentando a maior seca dos últimos anos e com focos de incêndio se espalhando, a deputada Bia de Lima apresentou o projeto de lei que cria o Programa de Fomento às Brigadas de Combate e Prevenção às Queimadas e regulamenta o uso de queimadas controladas em Goiás, com a finalidade de organizar e capacitar equipes especializadas, a fim de atuar na prevenção e no controle de incêndios em áreas rurais e de vegetação nativa.

De acordo com o PL, o programa terá como diretrizes a capacitação das brigadas comunitárias e rurais, com treinamento específico em técnicas de prevenção e combate a incêndios florestais; o fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) e materiais de combate ao fogo para as brigadas ambientais; a articulação da criação de uma rede de brigadas de combate a incêndios, integrando municípios e comunidades rurais; e a promoção de campanhas educativas permanentes junto à população sobre o uso responsável do fogo e os riscos das queimadas não controladas.

O PL define queimada controlada como a aplicação de técnica do fogo de forma planejada e segura, que poderá ser autorizada para fins de manejo ambiental, conforme regulamento a ser expedido pelos órgãos ambientais estaduais competentes e será permitida apenas quando realizadas por profissionais capacitados ou brigadistas certificados; mediante autorização prévia do órgão ambiental competente, que avaliará os aspectos técnicos e de segurança do procedimento; e em conformidade com as normas específicas de segurança, evitando-se danos ambientais e prejuízos à fauna e flora.

“Quando bem executada e supervisionada por técnicos capacitados, a queimada controlada pode ser uma ferramenta eficiente para prevenir incêndios de grandes proporções, ao reduzir a quantidade de matéria orgânica acumulada no solo, que pode servir como combustível para queimadas descontroladas”, justifica a deputada Bia de Lima.

O PL prevê que o Poder Executivo poderá celebrar convênios com entidades públicas e privadas, bem como firmar parcerias com organizações não governamentais e instituições de pesquisa, visando à implementação de tecnologias inovadoras de monitoramento, prevenção e combate às queimadas.

“A criação do Programa de Fomento às Brigadas de Combate e Prevenção às Queimadas busca proporcionar uma abordagem mais organizada e eficiente no combate a incêndios, por meio da capacitação de brigadas especializadas e da mobilização de comunidades rurais”, afirma Bia.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.