Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de Bia de Lima institui a Semana do Namoro Legal em Goiás

11 de Setembro de 2024 às 09:45
Projeto de Bia de Lima institui a Semana do Namoro Legal em Goiás

Preocupada em como promover o comportamento saudável entre casais, dentro de uma relação sentimental, a deputada estadual Bia de Lima (PT), em projeto de lei apresentado na sessão dessa terça-feira, 10, na Assembleia Legislativa de Goiás, propõe a instituição da Semana do Namoro Legal, que deverá ser realizada, anualmente, na segunda semana do mês de junho.

A proposta tem como objetivo promover a conscientização sobre o instituto do contrato de namoro, destacando suas implicações legais e sua importância na definição de expectativas e responsabilidades entre parceiros; prevenir e combater relacionamentos tóxicos e abusivos, oferecendo orientações e recursos para a população; e utilizar o contrato de namoro e outras ferramentas como mecanismos preventivos à violência doméstica.

Levantamento da pesquisa Visível e Invisível, do Fórum Brasileiro de Segura, de 2019, mostra que, no ano anterior, quase metade das mulheres entre 16 e 24 anos sofreram alguma forma de violência. Nesse sentido, o projeto surge como um suporte para informar, prevenir e combater relacionamentos abusivos.

Entre as ações a serem desenvolvidas durante a Semana do Namoro Legal estão a promoção de campanhas educativas sobre o contrato de namoro, destacando sua utilidade na definição de expectativas e responsabilidades entre parceiros; a realização de palestras e workshops sobre identificação e prevenção de relacionamentos tóxicos e abusivos, voltados para jovens e adultos; e a produção e distribuição de material informativo sobre direitos e deveres em relacionamentos, bem como orientações para buscar ajuda em casos de violência doméstica.

Para a deputada Bia de Lima “a Semana do Namoro Legal pretende introduzir uma educação de respeito, combater o machismo e fomentar a igualdade de gênero, oferecendo recursos e orientações para identificar e romper o ciclo de violência”. O processo, de nº 19576/24, será, agora, encaminhado para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. 

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.