Notícias dos Gabinetes
Deputada Bia de Lima defende indicação de professora Lueli ao Conselho Estadual de Educação
Em nota de repúdio publicada no jornal "O Popular", a deputada estadual Bia de Lima (PT) reafirma o apoio à indicação da professora Lueli Duarte ao Conselho Estadual de Educação. Confira a íntegra abaixo:
A rejeição da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa de Goiás ao nome da professora Lueli Nogueira Duarte Silva ao Conselho Estadual de Educação, na última terça-feira, dia 3 de setembro, abre um precedente muito preocupante sobre como pensamos e o que queremos para a educação goiana e a formação cidadã das nossas crianças e adolescentes.
Como presidente da Comissão de Educação da Alego e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) não posso concordar com o relatório aprovado pela maioria dos parlamentares presentes na referida sessão, por ter se baseado em sentimentos puramente ideológicos e claramente expressos, em detrimento da capacidade técnica e do notório saber exigidos para a atuação no conselho. Ironicamente, os mesmos, que sempre discursam contra a doutrinação ideológica da educação foram os que se deixaram cegar pela ideologia e rejeitar o nome indicado pelo Fórum Estadual de Educação e as mais de 23 entidades que o compõem, e encaminhado pela Casa Civil para referendo da Alego.
A indicação da professora Lueli Duarte, diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás e presidente do Fórum Estadual de Educação, cumpre o rito legal que designa ao Fórum uma vaga no colegiado, que tem “natureza representativa, com funções de caráter normativo, consultivo, orientador, deliberativo e fiscalizador nas questões educacionais, pedagógicas e didáticas referentes ao Sistema Educativo do Estado de Goiás”.
Os critérios para a escolha, portanto, devem ser pautados pela competência técnica, conhecimento, dedicação e idoneidade, o que a professora Lueli comprovadamente traz em seu currículo e atuação profissional.
Graduada em psicologia pela Universidade Católica de Goiás e doutora em educação pela Universidade Federal de Goiás, a professora Lueli Duarte possui experiência na área de educação, com ênfase em escola, conhecimento, processo ensino/aprendizagem e formação, atuando principalmente nos temas: psicologia e educação; formação de professores e gestão democrática; e avaliação e qualidade da educação.
Ao rejeitar o nome indicado pelo Fórum Estadual de Educação os deputados da Comissão de Constituição, Justiça e Redação desrespeitam as entidades que têm a prerrogativa de indicar o nome que entendem mais preparado para representá-las no Conselho Estadual de Educação.
Reafirmo a importância da indicação da professora Lueli Duarte ao Conselho Estadual de Educação e espero que a Assembleia Legislativa de Goiás reverta essa decisão que fere a legislação e a autonomia das entidades.
Bia de Lima
Deputada estadual
Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Goiás
Presidente do Sintego