Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Em homenagem aos servidores administrativos da educação, Bia de Lima cobra plano de carreira para a categoria

23 de Setembro de 2024 às 14:43
Em homenagem aos servidores administrativos da educação, Bia de Lima cobra plano de carreira para a categoria

A deputada estadual Bia de Lima (PT) promoveu, nesta segunda-feira, 23, uma sessão solene, em comemoração ao Dia Nacional dos Profissionais da Educação, celebrado em 6 de agosto. Na oportunidade, 140 servidores foram homenageados com o Certificado do Mérito Legislativo, e o professor João Antônio Cabral de Monlevade, grande defensor da categoria, recebeu a Medalha do Mérito Legislativo “Pedro Ludovico Teixeira”.

Os funcionários da educação são os profissionais que exercem funções de apoio administrativo, técnico ou operacional e contribuem para o bom funcionamento das escolas, como gestores, coordenadores administrativos, coordenadores pedagógicos, secretários, merendeiras, vigias e  auxiliares de limpeza. Todos foram indicados pelas escolas das redes estadual e municipal.

Ao abrir a solenidade, a deputada Bia de Lima agradeceu o apoio, a parceria e o voto de todos que fizeram com que a educação tivesse voz na Assembleia Legislativa de Goiás. “Finalmente, nós passamos a ter voz própria aqui na Alego, porque, antes, anos e anos ficamos dependentes de outro parlamentar para fazer a defesa das nossas pautas porque nós não tínhamos representante aqui”, disse.

Bia de Lima também defendeu a implementação de plano de carreira e a instituição do Piso Nacional dos Administrativos, principal luta hoje dos funcionários das escolas. “Nós precisamos que o poder público reconheça o trabalho e o valor dos servidores administrativos, porque sem vocês as escolas e os Cmeis não funcionam e, percebendo isso, possa oferecer plano de carreira atrativo para vocês. Precisamos também que o Ministério da Educação encaminhe o projeto de lei para a Câmara dos Deputados, propondo a construção de um plano de carreira e, principalmente, a implantação de um piso nacional para os administrativos da educação, assim como conseguimos para os professores. Sem isso, nossas lutas serão inglórias”, enfatizou a deputada.

Falando diretamente ao secretário municipal de Educação de Goiânia, Danilo de Azevedo Costa, Bia destacou a urgência de um plano de carreira dos administrativos da rede municipal. “Aqui em Goiânia não é por falta de luta não, secretário Danilo, isso (plano de carreira) tem feito muita falta, até para que eles permaneçam na carreira. O que mais tem acontecido é os aprovados no concurso público pedirem demissão quando percebem que não têm perspectiva de carreira. No Estado nós conseguimos um plano de carreira no final do ano passado, depois de 17 anos, mas, quando chegou aqui na Assembleia, já estava deteriorado, sem o enquadramento devido e assim as pessoas continuam não tendo a valorização e o reconhecimento que merecem”, afirmou.

Em sua fala, por sua vez, o Secretário Municipal de Educação, Danilo Costa, se disse honrado em participar da solenidade e, respondendo à deputada Bia de Lima, disse estar “à disposição para o que precisar para abrir o diálogo sempre em prol da melhoria de todos os servidores”.

Trabalhadora administrativa da rede estadual de ensino e secretária para Assuntos do Pessoal Administrativo do Sintego, Suely Correia Sales Coutinho agradeceu a homenagem e enfatizou a importância do dia 6 de agosto para a luta dos funcionários das escolas. “Quero dizer para todos vocês não se esquecerem jamais que 6 de agosto é o Dia Nacional dos Profissionais da Educação, é um dia para comemorarmos e nos unir pelos nossos direitos”, afirmou.

Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), o professor Heleno Manoel Gomes Araújo Filho fez um retrospecto da luta dos educadores que estão nos trabalhos administrativos das escolas, e também defendeu o piso nacional para a categoria e chamou a atenção para a união de todos na luta para a garantia dos direitos. “Sabemos e queremos que nossos direitos e nossos salários melhorem de imediato, mas também sabemos que não funciona assim se não tivermos a unidade entre nós”, disse.

Heleno Araújo destacou o apoio do Conselho Nacional de Entidades da CNTE ao PL 2531, em tramitação na Câmara Federal, que garante que o piso salarial dos administrativos seja 75% do piso do magistério, mas alertou para o vício de origem da proposta. “Se aprovarmos o projeto de piso dos funcionários da educação criado por uma deputada federal que tem vício na sua origem, ele pode até ser aprovado no Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Lula, mas a Confederação Nacional dos Municípios, se entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal, quanto ao piso dos funcionários da educação, nós não teremos como sustentar, porque tem problema do vício de origem, e, se corrermos o risco de perder no STF, vamos demorar muito mais anos para consolidar o piso dos funcionários da educação”, concluiu.

João Monlevarde

Defensor incansável da valorização e profissionalização dos funcionários das escolas, o homenageado da sessão solene com a Medalha do Mérito Legislativo “Pedro Ludovico Teixeira”, o professor e escritor João Antônio Cabral de Monlevade, narrou uma história pessoal vivida na infância, em que recebeu o apoio de um funcionário da escola para enaltecer aqueles que muitas vezes são invisibilizados, mas que, segundo ele, são os verdadeiros educadores. "A educação vai além de professores e diretores. Os funcionários desempenham papéis cruciais para a nossa educação. Na minha história, recebi a maior educação do inspetor Orlando Carpino, que, em um momento difícil, foi o único que me acolheu", confessou.

 

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.