Notícias dos Gabinetes
Em audiência pública, Bia de Lima se diz preocupada com tributação de aposentados
A deputada estadual Bia de Lima (PT) participou, na manhã desta terça-feira, 5, de uma audiência pública proposta pelo Fórum Goiano em Defesa dos Direitos da Democracia e da Soberania, em parceria com os parlamentares Antônio Gomide e Mauro Rubem, ambos também do Partido dos Trabalhadores.
Na ocasião, Bia de Lima se disse preocupada com a tramitação da PEC 66, entre outras legislações, que abrem espaços e brechas para que prefeituras, governos estaduais e federal taxem os servidores públicos, inclusive, os servidores aposentados.
“Isso é um prejuízo inestimável para os servidores, que entraram e foram aprovados com regras estabelecidas e, no decorrer do tempo, veem mudanças sendo feitas para que continuem pagando uma série de taxas. Isso já acontece aqui em Goiás, em que o governo Caiado taxou os servidores que ganham abaixo do teto do INSS e passou a taxar em 14,25% os servidores aposentados, o que é um verdadeiro confisco”, disse ela.
“Além de não pagar a data-base, de não pagar os pisos das carreiras, ainda confisca 14,25%. Isso é muito mais do que um prejuízo, é um sofrimento, que coloca em risco a qualidade de vida dos servidores públicos. Dessa forma, os governos tendem a resolver os problemas de caixa com os nossos salários, quem pagou, quem contribuiu”, completou a deputada.
Além dos parlamentares, participaram ainda Geci José Pereira da Silva, presidente da Adufg/CUT; Edison Guilherme Haubert, presidente do Mosap; e João Domingos Gomes dos Santos, presidente da CSPB.