Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
“Agora veremos quem defende a família”, diz Bia de Lima ao se posicionar favorável ao fim da escala 6x1

14 de Novembro de 2024 às 09:40
“Agora veremos quem defende a família”, diz Bia de Lima ao se posicionar favorável ao fim da escala 6x1

A deputada estadual Bia de Lima (PT) se posicionou a favor da PEC que acaba com a escala de trabalho 6x1, proposta pela deputada federal Erika Hilton (PSol/SP), em parceria com o vereador Rick Azzevedo (PSol/RJ).

A discussão, que tomou as redes sociais nos últimos dias, trata sobre o fim da escala de trabalho permitida pela legislação na qual os profissionais trabalham seis dias consecutivos para um dia de folga na semana.

Ao defender o fim da escala, Bia falou da importância do tempo de lazer e convivência familiar para os trabalhadores. “Chegou a hora da gente ver quem, de fato, defende a família. Porque quem defende a família, vai defender essa PEC, caso contrário não tem como um pai, uma mãe de família, poder dar atenção aos filhos se ele/ela trabalha ininterruptamente por seis dias consecutivos e só um de descanso”, disse ela.

“Mas aí a economia não vai dar certo, aí vai quebrar o Brasil, esses são os argumentos utilizados. Em 1888, foi isso que argumentaram contra a abolição da escravatura, em 1988, quando nós, das centrais sindicais, lutamos tanto pela redução da jornada de trabalho de 48 horas semanais para 40 horas, falavam a mesma coisa. Nós precisamos avançar, e isso significa garantir condições para que possam, muito além de só trabalhar, poder conviver com a família, poder ter lazer e nada disso é possível quando você só trabalha”, ressaltou a parlamentar.

Ainda de acordo com Bia de Lima, é importante parabenizar e ressaltar o efeito da mobilização popular, especialmente por meio das redes sociais, que está surtindo efeito e, após mais de 170 assinaturas de parlamentares federais, a PEC tramitará na Câmara. 

“Os trabalhadores precisam de tempo para a família, para o lazer, para a cultura ou para estudar. Esse ritmo adoece e compromete nossa saúde mental. Lutaremos o necessário pela vida digna da classe trabalhadora”, finalizou ela.

 

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.