Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima reúne estudantes na Assembleia Legislativa em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra
Com um abraço simbólico, que reuniu cerca de 800 estudantes de 16 escolas públicas de Goiânia, professores e ativistas da luta antirracista, a deputada estadual Bia de Lima (PT) promoveu, na tarde desta terça-feira, 19, na Assembleia Legislativa de Goiás, o Abraço Negro, para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Neste ano, o projeto homenageou a ginasta olímpica Rebeca Andrade.
O Abraço Negro é realizado há 23 anos pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), em parceria com o Movimento Negro Unificado (MNU) e o Centro de Referência Negra Lélia Gonzales (CRENLEGO), e faz parte do calendário de eventos da educação e da cultura em Goiás.
Na aberturar das atividades, alunos do CEPI Dom Abel apresentaram o Maculelê, dança afro-brasileira e indígena, simulando uma luta tribal. Diz a lenda que Maculelê era um homem negro que estava muito ferido e foi encontrado, em Santo Amaro/Bahia, pelos índios, que o acolheram e cuidaram dele. Logo após, eles conheceram o Plenário da Assembleia Legislativa.
Durante as atividades, a deputada homenageou várias pessoas com o Certificado do Mérito Legislativo “Rebeca Andrade”, em reconhecimento à luta diária contra o racismo, crime que afronta a dignidade humana, cujo combate é essencial para a construção de uma sociedade justa e igualitária.
Bia de Lima foi homenageada pela Escola Municipal Professor Paulo Freire com um quadro que traz a silhueta da ginasta e a assinatura de todos os alunos que participaram do evento. Segundo o diretor da unidade, Glauter Morvan do Lago Castro, a ideia partiu do grupo gestor da escola, que fez a proposta às professoras de duas turmas do 2º ano, depois de tomar conhecimento da homenagem à ginasta Rebeca Andrade. As turmas assistiram vídeos das competições nas Olimpíadas de 2024 e posteriormente fizeram o quadro. Em volta da silhueta da atleta, cada estudante escreveu o seu nome e escolheu uma tonalidade de tinta que representasse a sua própria cor, assinalando com o polegar sobre o seu nome.
“Que bom que vocês vieram, que bom que vocês estão aqui na Assembleia Legislativa de Goiás”, disse Bia na abertura da atividade, destacando a importância do projeto ser realizado na Alego. “Pelo segundo ano consecutivo, nós realizamos o Abraço Negro aqui na Assembleia Legislativa e hoje nós queremos mostrar que o Poder Legislativo de Goiás precisa superar qualquer racismo e qualquer atitude de preconceito”, afirmou.
“Embora o racismo, hoje, depois de muita luta, seja tipificado como crime, continua violentando o povo negro, aprofundando as desigualdades e a pobreza, e as consequências são os piores resultados em saúde, nutrição e aprendizado para as crianças e os adolescentes, maior probabilidade de encarceramento, taxas mais altas de gravidez entre as adolescentes e taxas de emprego e renda mais baixas. O racismo segue ferindo e matando o povo negro”, declarou a deputada.
Escolas participantes
Colégio Estadual Jardim América
Colégio Estadual Agenor Cardoso de Oliveira
CEPI Dom Abel SU
CMEI Tio Romão
Escola Municipal Maria da Terra
Escola Municipal Edna de Roure
Escola Municipal Benedito Soares de Castro
Escola Municipal Getulino Artiaga
Escola Municipal Percival Xavier Rebelo
Escola Municipal Hilarindo Estevam de Souza
Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro
Escola Municipal Izabel Esperidião JorgeEscola Municipal Itamar Martins Ferreira
Escola Municipal D. Angelina Pucci Limongi
Escola Municipal Deputado Jamel Cecílio
Escola Municipal Professor Paulo Freire