Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem participa do Fórum Goiânia Resiliente sobre mudanças climáticas, adaptação urbana e direitos humanos

25 de Novembro de 2024 às 16:36
Mauro Rubem participa do Fórum Goiânia Resiliente sobre mudanças climáticas, adaptação urbana e direitos humanos

O deputado Mauro Rubem (PT) esteve na abertura do Fórum Goiânia Resiliente, na manhã desta segunda-feira, 25, realizado no auditório do IESA da Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento é uma iniciativa do Instituto Iandé Verde e do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental em parceria com a Iniciativa Cerrados da Fundação Oswaldo Cruz e o Ciamb, Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da UFG.

Durante o evento, foi lançado o Relatório Goiânia Resiliente para servir como base para a elaboração de políticas públicas relacionadas ao clima. O documento traz um diagnóstico inicial sobre quais são os principais desafios e aponta estratégias que a cidade poderá adotar em relação ao clima e seus impactos.

Entre os desafios apresentados, estão a questão dos alagamentos, a umidade do ar abaixo do recomendado e a poluição atmosférica durante a seca, entre outros.

O deputado destaca que é preciso mobilizar e levar o assunto em dois ambientes: “É preciso levar esse debate nos espaços de decisão, como as câmaras municipais, assembleias, prefeituras, Governo do Estado e Federal. E o outro, junto às comunidades, principalmente as atingidas, as que estão penalizadas, vulneráveis, econômica e socialmente. A informação é fundamental para a organização e a tomada de decisões.

O Relatório Goiânia Resiliente faz 10 recomendações ao município para lidar com a questão climática. Uma delas é mudar de status a Agência Municipal de Meio Ambiente para que cuide também das mudanças climáticas. Além disso, o documento aponta para a criação do Fundo de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, como explica o consultor técnico do relatório, Thomaz Ramalho.

Outra medida que deve ser tomada é a elaboração de um Plano de Mudanças Climáticas de Goiânia. Para isso, a Carta de Risco de 2008 precisa ser revisada, aponta o relatório, para entender onde realmente estão os riscos que a cidade enfrenta. O objetivo é que esse  documento municipal se alinhe com o Plano de Mudanças Climáticas Federal e Estadual. O Relatório recomenda ainda o IPTU verde, que isenta ou desconta o imposto de quem tem boas práticas de sustentabilidade.

Mauro Rubem defende a revisão do Plano Diretor de Goiânia.  “Ele foi feito para estimular a expropriação sem considerar o meio ambiente e os impactos. É importante concluir projetos como o Macambira-Anicuns, proteger os rios, ampliar parques e áreas verdes, além de trabalhar nos processos de resíduos sólidos, drenagem, rever a verticalização desordenada e investir em educação”.

O projeto Cidades Resilientes é realizado pelo Instituto de Estudos Socioambientais da UFG, em parceria com o Instituto Iandé Verde. A Prefeitura de Goiânia apoia o projeto por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas. O relatório vai ser entregue ao prefeito eleito, Sandro Mabel, e ficará disponível para a população.

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.