Notícias dos Gabinetes
Amilton Filho propõe a criação do Dia da Juventude Empreendedora
O deputado estadual Amilton Filho (MDB) apresentou, nesta quarta-feira, 4, projeto de lei, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), que institui o Dia da Juventude Empreendedora em nível estadual, a ser celebrado em 13 de março. O objetivo do projeto é promover a conscientização sobre a importância do empreendedorismo juvenil para o desenvolvimento econômico e social do Estado e incentivar os jovens a desenvolverem habilidades empreendedoras, por meio de atividades educacionais e formativas.
O projeto também prevê a criação de políticas públicas que facilitem o acesso dos jovens ao mercado de trabalho e ao ambiente de negócios, bem como a implantação de programas de capacitação e mentoria para jovens que desejam iniciar ou expandir seus negócios. “Esses jovens desempenham um papel essencial no desenvolvimento econômico e social, são uma geração cada vez mais dinâmica e globalizada, por isso precisa ser encorajada a explorar novas ideias, criar soluções inovadoras e assumir papéis de liderança no ambiente de negócios”, defende Amilton Filho.
De acordo com a proposta, é fundamental que os jovens sejam preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho atual, e o empreendedorismo se apresenta como uma alternativa viável e promissora. “Instituir um dia dedicado à juventude empreendedora reforça o compromisso do Estado em apoiar e promover iniciativas que capacitem e empoderem os jovens brasileiros, contribuindo para um futuro mais próspero e inovador. Dessa forma teremos mais profissionais intelectualmente preparados no mercado”, afirma o deputado.
Amilton Filho acredita que a celebração do Dia da Juventude Empreendedora incentivará as instituições de ensino a integrarem a educação empreendedora em seus currículos. “Isso ajudará a preparar os jovens para os desafios do mercado de trabalho moderno, fornecendo-lhes as ferramentas e conhecimentos necessários para se tornarem empreendedores bem-sucedidos. Além disso, estimulará o espírito empreendedor desde cedo, contribuindo para a formação de uma geração mais preparada e proativa”, justifica.