Notícias dos Gabinetes
Projeto de Amilton Filho institui o Dia do Profissional de Logística
Projeto de lei do deputado estadual Amilton Filho (MDB), apresentado nesta quarta-feira, 4 de dezembro, à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), propõe a criação do Dia do Professional da Logística em Goiás, a ser comemorado em 6 de junho.
Segundo o projeto, a semana que inclui o dia 6 de junho também será marcada ainda por ações de divulgação e valorização dos trabalhadores que atuam na área de logística. Entre elas, campanhas educativas, palestras e seminários sobre as funções do profissional de logística, sua importância e os avanços e marcos importantes que ocorreram nesse campo no decorrer do ano. O projeto também prevê que, nessa semana, sejam realizados debates com profissionais da área e agentes da administração pública sobre os desafios da logística em Goiás e como o Estado pode ajudar na resolução dos principais problemas.
Amilton Filho explica que sua iniciativa busca trazer luz para esses trabalhadores que exercem uma função essencial para todo País, mas, muitas vezes, não são reconhecidos por tal esforço. “A logística é uma área estratégica para o desenvolvimento econômico e social de qualquer região. É um campo que abrange o planejamento, a execução e a gestão de processos relacionados à armazenagem, transporte, distribuição e suprimento de produtos e serviços”, explica Amilton Filho.
O deputado justifica sua proposta ainda pelo fato de que Goiás é destaque logístico reconhecido nacionalmente não apenas por sua localização geográfica privilegiada no centro do Brasil, mas também pela atuação expressiva de rodovias, ferrovias e aeroportos que viabilizam o escoamento de produtos, principalmente do agronegócio, para mercados internos e externos. “Esse protagonismo demanda a formação e o reconhecimento de profissionais altamente qualificados, cuja dedicação é essencial para o progresso contínuo do Estado”, afirma Amilton Filho.
O projeto de Amilton Filho explica que o profissional de logística é o elo essencial para conectar produtores, distribuidores e consumidores, garantindo o abastecimento e a circulação de bens e serviços. “Sua atuação contribui diretamente para o crescimento econômico ao otimizar processos e minimizar desperdícios. Além disso, o setor logístico promove a geração de empregos e impulsiona a inovação, especialmente com o uso de tecnologias avançadas para gerenciamento de dados, rastreamento de cargas e automação de processos”, cita o projeto.