Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima quer que professores da rede pública de Educação façam cursos gratuitos sobre tecnologia
A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou nesta quarta-feira, 11, um projeto de lei que visa a oferta regular e gratuita de cursos para capacitar os professores da Rede Pública Estadual no uso de ferramentas tecnológicas aplicadas ao ensino.
Entre os objetivos do programa estão a promoção a formação continuada dos professores na utilização de tecnologias educacionais; apoio a modernização das práticas pedagógicas com a integração de recursos digitais; a ampliação da inclusão digital nas escolas, fortalecendo a qualidade do ensino e a capacitação dos professores para o uso de plataformas virtuais de ensino, aplicativos educativos e outras ferramentas tecnológicas.
De acordo com a parlamentar, a iniciativa reflete a necessidade urgente de adequar a educação pública às demandas do século XXI, marcadas por um acelerado processo de digitalização e pela crescente utilização de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem.
“Ao capacitar os professores, o programa busca promover a modernização do ensino oferecendo aos educadores condições para explorar o potencial das ferramentas tecnológicas de forma criativa e pedagógica. A inclusão digital nas escolas será fortalecida, ampliando o acesso dos estudantes a uma educação mais qualificada e alinhada às exigências do mundo contemporâneo”, disse Bia de Lima.
“Os cursos propostos terão um caráter prático e contextualizado, abordando tanto o uso técnico quando as estratégias pedagógicas para a aplicação de tecnologias no ensino. Além disso, serão disponibilizados em modalidades flexíveis – presenciais, semipresenciais e a distância (EaD) -, facilitando a participação dos professores em diferentes localidades do Estado”, completou ela.
“Investir na formação tecnológica dos professores não é apenas uma medida necessária para melhorar a qualidade do ensino, mas também uma estratégia para valorizar os profissionais da educação, reconhecendo sua importância e fornecendo ferramentas que impactem positivamente seu trabalho e, consequentemente, a aprendizagem dos estudantes”, finalizou Bia de Lima.