Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima cobra convocação de concursados e manutenção da EJA
A deputada estadual Bia de Lima (PT) ao usar a tribuna nesta quarta-feira, 11, cumprimentou o Ministério Público de Goiás (MPGO) pela ação civil pública que acelerou o processo de chamamento de 631 aprovados no concurso público da Rede Estadual de Educação, de 2022. Segundo ela, essa é uma demanda cobrada desde o resultado do certame, já que o déficit de profissionais da rede é quase o dobro do número de aprovados.
“A nossa reivindicação é para que todos os 5.050 aprovados sejam convocados e possam exercer as suas funções o mais rápido possível, bem como também sejam convocados os aprovados no concurso da Prefeitura de Goiânia”, disse a parlamentar.
Na oportunidade, a deputada também falou sobre a preocupação com a Educação da Jovens e Adultos (EJA) tanto na esfera da Rede Estadual, como na municipal de Goiânia.
“Desde 2023, a Seduc vem fechando salas do Ensino Médio Regular Noturno, incluindo os estudantes no Educação de Jovens e Adultos (EJA) de forma compulsória, comprometendo a formação intelectual e restringindo as condições de inserção com igualdade de condições no mercado de trabalho. Agora, o tema também é pautado pelo futuro prefeito de Goiânia, que já se manifestou sobre transferir para o EJA estadual os alunos do segundo segmento, 6º ao 9º ano. Isso nos acende um alerta”, afirmou Bia de Lima.
“É cada vez mais urgente lutar para que a modalidade, sua qualidade, atenção, metodologias específicas sejam facilitadas e fortalecidas, com ações afirmativas e foco em oportunidades, conforme a realidade dos estudantes e não um lugar para depósito da juventude”, finalizou a deputada.